Advertisement

Tucanos T1 da RAF que cumprem missão básica de instrução, e fazem hoje voo de despedida

Acontece hoje (25/10) o último voo de formatura de graduação dos futuros pilotos da RAF a bordo do Shorts Tucano T1, que será retirado de serviço e o esquadrão 72 (R) Squadron que compõe os tucanos, será desativado.

No ano de 2014 foi informado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido que o Tucano T1 seria desativado, bem como o esquadrão e que as operações iniciais de instrução dos cadetes iria ser transferida de Linton-on-Ouse para a base da RAF Valley. O avião de instrução será o norte-americano Texan T MK1.

Shorts Tucano T1:

Foto: Geoff Lee

O Shorts Tucano T1, é na verdade o Embraer 312 T-27 tucano construído sob licença pelo Reino Unido. Na época foram construídas sob licença pela então empresa inglesa Shorts of Belfast, 130 aeronaves que desde 1988 cumprem a missão de instrução básica de pilotos da força aérea e da marinha inglesa.

Vídeo da BBC mostrando de dentro um voo do Tucano T1:

Texan T MK1

A aeronave de fabricação norte-americana vai trazer aos jovens piloto um cenário diferente e moderno, a começar pelo cockpit digital das aeronaves, além de se possível de gerar alvos ar-ar simulados e pontuar contra a liberação de material ar-solo simulado. 

 

Continuidade no treinamento:

Hawk T1- Foto: SAC Mark Parkinson

Tanto com o Tucano T1, quanto com o Texan T Mk1 ou T-6C (como também será chamado), os alunos que passam pela instrução básica e tem o desejo de migrar para aviação de caça, vão pilotar o jato de treino avançado BAe Hawk T MK1 e uma segunda parte do treino com o Hawk T2.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.