Além das consequências graves de destruição e mortes em Terra, o Turfão Mangkut afetou bastante a aviação neste último domingo, gerando o cancelamento de 4000 voos com destino a região da Ásia-Pacífico.

O domingo foi um dia ímpar para esses voos, pois a tempestade atingiu o sul da China, uma região com muita movimentação de passageiros e voos, devido ao porte financeiro da região. Isso levou à cancelamentos em aeroportos como Guangzhou Baiyun International, Shenzhen Baoan International e Hong Kong International.

A China Southern foi a que mais sofreu com os cancelamentos, ao todo 750 voos da companhia neste domingo foram afetados. Outras companhias da China, como a Shenzhen Airlines, Air China e a Hainan Airlines também reportaram atrasos e cancelamentos.

Ainda nesta segunda-feira, o efeito dos voos cancelados estavam em vigor nas companhias aéreas da região, com muitos atrasos e cancelamentos.

Ao todo neste domingo 5050 voos foram cancelados, em virtude de tempestades severas, principalmente esta da Ásia e a depressão tropical Florence, que afetou inicialmente três estados nos EUA.