Mock Up do caça turco TF-X- Foto: BillyPix

#Paris Airshow 2019

A Turkish Aerospace apresentou hoje durante o Paris Airshow o mock-up do futuro caça turco TF-X, a empresa turca já havia mostrado interesse em exibir a maquete em tamanho real.

A exibição do Mock-Up do caça veio junto com um anúncio do executivo-chefe Temel Kotil da empresa dizendo que o primeiro voo do TF-X aconteceria em 2025.

O TF-X será o primeiro caça de 5º de produção turca e com isso a Turquia iria entrar para um seleto grupo de países que tem caças de última geração.

Concepção artística do TF-X- Foto: TAI

Os investimentos devem chegar a TL 4,8 bilhões e se espera que a produção da aeronave empregue 3200 pessoas, com uma contribuição indireta de emprego estimada em cerca de 11200.

O TF-X contará com tecnologia Stealth, será usado papel ar-ar, considerando também os papéis ar-superfície, terá toda uma gama tecnologia de radar, sensores e armamentos e será uma aeronave bimotora.

Concepção artística do TF-X- Foto: TAI

Além disso o caça poderá ser uma saída para o problema envolvendo o também caça stealth F-35 que a Turquia quer mas está sob tensão com os EUA devido ao interesse de Ancara no Sistema de Defesa russo S-400, o que não agrada os norte-americanos. A Turquia inclusive poderia sair do Programa F-35, caso compre o Sistema S-400.


A Turquia busca parcerias para o caça TF-X um delas pode ser o Reino Unido, por meio da Rolls-Royce, com tudo não está certa ainda essa parceria que perdeu força nos últimos 12 meses.

Fonte de apoio: Flight Global / Edição: Aeroflap