Advertisement

Turquia ameaça cancelar encomenda bilionária de aviões comerciais da Boeing

O presidente da Turquia, Recep Tayyp Erdogan, alertou na sexta-feira que seu país pode cancelar uma encomenda de aviões da Boeing no valor de US$ 10 bilhões, de acordo com a Bloomberg.

“Eu disse a Trump em Osaka que, mesmo que a Turquia não comprasse [os sistemas de mísseis] Patriots, estamos comprando aeronaves da Boeing. Somos bons clientes”, lembrou Erdogan durante uma reunião do Ministério da Justiça e Desenvolvimento nesta sexta-feira em Ancara. “Mas se continuar assim, teremos que reconsiderar essa questão”, alertou o presidente turco.

Durante a cúpula do G20 em Osaka, realizada nos dias 28 e 29 de junho, Erdogan e seu colega americano, Donald Trump, conversaram.

Nele, o presidente turco lembrou-o do pedido de 100 aviões da Boeing pela Turkish Airlines, uma das principais companhias aéreas do país, da qual o governo detém 49%.

A companhia informou em 2013 que compraria 75 aviões Boeing 737 MAX. Cinco das aeronaves já foram entregues este ano, enquanto as outras setenta estarão em território turco nos próximos quatro anos. Além disso, no ano passado, a Turkish Airlines anunciou a aquisição de 25 aeronaves Boeing 789-9, cuja entrega está prevista para 2023.

Toda essa encomenda pode ter um valor total de US$ 10 bilhões.

A tensão entre os EUA e a Turquia se tornou mais acentuada depois do último dia 12 de julho, quando Moscou começou a entregar os sistemas antimísseis russos S-400 para Ancara.

Mais cedo, Washington anunciou que a decisão de Ancara de adquirir o sistema de defesa antimísseis russo S-400 fez com que sua participação na compra de caças F-35 dos EUA fosse “impossível”. Os Estados Unidos retiraram a Turquia do Programa de Desenvolvimento do F-35.

 

Via – RT

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.