Advertisement

Turquia estaria estocando peças de equipamentos de fabricação americana devido a possível embargo de Washington

Em meio a possíveis embargos dos EUA que certamente estão ligados a compra por parte dos turcos no sistema de defesa aéreo russo, S-400, a Turquia estaria estocando peças de reposição cruciais para as armas fabricadas nos Estados Unidos, o que incluiria possivelmente incluiria peças dos caças F-16 que fazem hoje a proteção do espaço aéreo turco.

Segundo oficiais turcos esse estoque vem ocorrendo já há um tempo como preparativo a possíveis embargos dos EUA.

Caças F-16 turcos- Foto: Autor Desconhecido

Um ponto alto nesta relação entre os EUA e a Turquia envolve o caça de 5º geração F-35 que a Turquia ainda tem interesse e também fez parte do programa do caça.

Com tudo as coisas andaram para atrás depois que a Turquia demostrou interesse em comprar o Sistema de Defesa S-400 da Rússia, que em nada agradou os norte-americano, segundo eles isso poderia coletar informações críticas que enfraqueceriam a Otan e comprometeriam o caça furtivo americano F-35.

Os EUA já ameaçaram vetar a venda dos caças F-35 a Turquia caso essa compra com os russo se concluísse.

Lançadores de mísseis terra-ar S-400- Foto: Mladen Antonov / AFP / Getty Images

No encontro do G20 com o Japão, no sábado, o presidente dos EUA disse que Erdogan foi tratado injustamente pelo governo Obama quando ele tentou comprar um sistema americano de defesa antimísseis. Embora o acordo com a S-400 seja “um problema”, os EUA estão “buscando soluções diferentes”, disse ele.

“O primeiro lote de S-400 será entregue em uma semana ou dez dias”, citou o jornal Haberturk em um relatório na segunda-feira. “Eu claramente disse isso a Trump, o Sr. Putin também disse isso.”

 

Outra Saída por parte dos Turcos:

Concepção artística do TF-X- Foto: TAI

Essa medida destes possíveis estocamentos são uma das táticas dos turcos para lidar com a falta de uma aeronave de grande poder de fogo como o Stealth F-35. Outra medida que os turcos estão tomando é o desenvolvimento de um caça de fabricação própria de 5º geração. 

O TF-X contará com tecnologia stealth, será usado papel ar-ar, considerando também os papéis ar-superfície, terá toda uma gama tecnologia de radar, sensores e armamentos e será uma aeronave bimotora.

Os turcos por meio da Turkish Aeroespace já mostram ao mundo como será o TF-X, a empresa turca levou um Mock-Up do caça para o Paris Airshow que aconteceu no mês passado.

Mock Up do caça turco TF-X- Foto: BillyPix

Os investimentos devem chegar a TL 4,8 bilhões e se espera que a produção da aeronave empregue 3200 pessoas, com uma contribuição indireta de emprego estimada em cerca de 11200.

A Turquia busca parcerias para o caça TF-X um delas pode ser o Reino Unido, por meio da Rolls-Royce, com tudo não está certa ainda essa parceria que perdeu força nos últimos 12 meses.

Os turcos por meio da Turkish Aeroespace já mostram ao mundo como será o TF-X, a empresa turca levou um Mock-Up do caça para o Paris Airshow que aconteceu no mês passado.

 

Fonte de apoio: Bloomberg / Edição: Aeroflap

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.