Bomba Bozok da TÜBİTAK SAGE será usada por drones como Baykar Bayraktar TB2. Foto via TurDef.

A companhia turca TÜBİTAK SAGE iniciou a fabricação em massa das bombas guiadas por laser Bozok. As munições foram desenvolvidas para uso em drones, incluindo o Baykar  Bayraktar TB2, amplamente usado na guerra entre Rússia e Ucrânia. 

A bomba de pequeno porte, guiada através de um feixe laser, foi testada de forma bem-sucedida, sendo integrada ao drone TB2. Agora, a nova munição de precisão finalmente chega à fase de produção que, inicialmente, estava planejada para começar em 2021. 

“A produção em massa da primeira munição de UAV [aeronave não tripulada] do SAGE, a Bozok, começou”, disse Gürcan Okumuş, gerente da TÜBITAK, acrescentando que as bombas serão entregues em lotes. 

Okumuş também afirmou que a companhia desenvolveu uma ogiva de penetração para a Bozok, além de ter estendido o alcance da bomba. “Posteriormente teremos alguns testes de disparo relacionados”, observou. 

A Bozok é menor e possui uma estrutura mais leve e compacta em comparação com as bombas MAM-L, que tem sido usado ativamente pelos drones da Turquia. A MAM-L faz parte da família de micromunições inteligentes (MAM) desenvolvidas localmente, que também inclui as bombas MAM-C e MAM-T.

Segundo Okumuş, o alcance foi estendido de nove para 15 km, mas a TÜBİTAK deseja aumentá-lo ainda mais: “Houve testes de tiro em que percorremos mais de 15 quilômetros com a Bozok, estamos analisando onde podemos levar isso adiante. Estamos buscando um alcance ainda maior.”

Foto: Anadolu Ajansı/TÜBİTAK SAGE

De acordo com sua fabricante, a bomba Bozok fornece defesa eficaz sem comprometer elementos aliados na guerra assimétrica, dando capacidade de ataque a veículos aéreos não tripulados.

Devido ao design leve e compacto, traz conformabilidade operacional em drones para os quais o peso é crítico. A Bozok, com seu design inovador, se destaca entre os rivais pela ajuda de recursos operacionais robustos.

Ao mesmo tempo, a Turquia também se aproxima da fase final de desenvolvimento de seus mísseis ar-ar Bozdoğan e Gökdoğan, também desenvolvidos pela TÜBITAK SAGE. Os armamentos são alternativas ao AIM-9 Sidewinder e AIM-120 AMRAAM dos EUA. Okumuş afirma que estes mísseis poderão ser produzidos em breve.