Sukhoi SU-35.

Como já postado no Portal Aeroflap, a Rússia ofereceu caças da 4º geração plus SU-35 para a Turquia, para que o país possa atualizar a sua Força Aérea, visto que até que se tome uma decisão não receberá mais os caças F-35A de 5º geração.

Segundo o jornal Yenisafak, os militares turcos podem dar uma olhada com maior atenção no caça de superioridade aérea da Rússia. E os caças poderiam chegar até de forma rápida caso de avance as negociações.

F-35A Turcos voando nos EUA – Foto: (Kazuhiro Nogi / AFP via Getty Images)

Após a chegada do sistema russo de mísseis S-400 a Ancara, os EUA vetaram a Turquia do programa F-35, que inclusive já tinha dois aviões prontos nos EUA e pilotos fazendo o curso do caça e território norte-americano.

Sem o F-35, a Turquia precisa de um caça para compor e no futuro substituir sua frota de caças F-16 Fighting Falcon, e o caça russo poderia ser uma das soluções.

A outra solução que talvez seja empregada com os SU-35, é o desenvolvimento do caça de fabricação nacional, o TF-X, um caça turco de 5º geração que foi mostrado ao mundo no Paris Airshow 2019.

Mock Up do caça turco TF-X- Foto: BillyPix

Os investimentos devem chegar a TL 4,8 bilhões e se espera que a produção da aeronave empregue 3200 pessoas, com uma contribuição indireta de emprego estimada em cerca de 11200.

Concepção artística do TF-X- Foto: TAI

O TF-X contará com tecnologia Stealth, será usado papel ar-ar, considerando também os papéis ar-superfície, terá toda uma gama tecnologia de radar, sensores e armamentos e será uma aeronave bimotora.