UAC busca aprovação de acionistas para fusão de Sukhoi e MiG

Su-27 e MiG-29
Caças Sukhoi Su-27 e Mikoyan MiG-29 das equipes acrobáticas Russian Knights e Strizhi.

O conselho da estatal russa United Aircraft Corporation aprovou a fusão dos estúdios de design Sukhoi e RsK MiG. Agora, a UAC, que detém as duas companhias, busca a aprovação dos acionistas para seguir adiante no processo. 

A fusão das duas maiores e mais famosas desenvolvedoras aeronáuticas da Rússia faz parte da reestruturação contínua da indústria aeroespacial do país. A votação dos acionistas deve ocorrer em janeiro de 2022. 

A reestruturação segue a centralização da gestão da Sukhoi e MiG, com as funções executivas da MiG transferidas para a Sukhoi e as da Sukhoi transferidas para a United Aircraft, explica o portal Flightglobal

Sukhoi Su-35 Flanker-E Rússia

Su-35 Flanker-E. Foto: Ministério da Defesa Russo.

A United Aircraft, cujo conselho se reuniu em 30 de novembro para aprovar a fusão, diz que vai se transformar de uma estrutura de três para uma de duas camadas. Ela também descreve a fusão como um “evento importante” para o setor de aviação russo, mas ressalta que as marcas Sukhoi e MiG serão mantidas.

“Os preparativos foram feitos e os detalhes foram acertados para começar a formar uma entidade unificada, uma estrutura capaz de dar um poderoso impulso ao desenvolvimento do complexo de aviação Rostec e de toda a indústria”, afirma o diretor geral da United Aircraft, Yuri Slyusar.

“As melhores práticas de governança corporativa, competências avançadas de engenharia e uma base de produção desenvolvida e eficiente devem ser reunidas em uma única estrutura. Estamos lançando as bases para o futuro da fabricação de aeronaves russas.”

Sukhoi Su-33 Mikoyan MiG-29KUBR

Caças MiG-29KUBR e Sukhoi Su-33 a bordo do porta-aviões Almirante Kuznetsov.

Com a fusão, a United Aircraft gerenciará diretamente os escritórios de projeto e locais de produção e implementará programas de aviação. Sukhoi e MiG geraram, respectivamente, receitas de 140 bilhões e 70 bilhões de rublos russos ao longo de 2020.

“A redução dos níveis de gestão e a simplificação da estrutura corporativa da United Aircraft eliminarão a duplicação de funções administrativas e reduzirão [os custos]”, afirma a empresa, acrescentando que o processo melhorará a eficácia da fabricação de aeronaves e aumentará sua estabilidade financeira.

Os esforços de consolidação e centralização da United Aircraft também resultaram recentemente na integração da fábrica de aeronaves baseada em Voronezh, a VASO, a Aviastar baseada em Ulyanovsk, e a fábrica da Myasishchev em Moscou com a divisão Ilyushin.

 

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Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.