A Uber e Embraer com os Táxis Voadores do futuro

Ontem a Embraer anunciou a nova tecnologia do futuro, em conjunto com a Uber: Os táxis voadores.

Apesar disso esse projeto já é antigo, mas foi apresentado no ano passado pela Uber, com intuito de facilitar e agilizar a vida dos clientes da empresa, e também colaborar com o desenvolvido do que será o futuro. A Uber e a Embraer estão interessadas em desenvolver um veículo chamado de VTOL, com decolagem e aterrissagem vertical propulsionado totalmente por motores elétricos.

A Uber contará com a ajuda do Centro de Inovação de Negócios da Embraer para desenvolver as ideias que a empresa tem em mente. A Uber é uma grande empresa para realizar uma parceria desse nível, visto que um projeto bem feito pode render várias encomendas dessa empresa que já tem um valor bilionário no mercado e está presente em várias cidades no mundo todo.

O Centro de desenvolvimento tem sede em Melbourne, na Flórida, onde a Embraer já tem um local que realiza montagem final de aeronaves da linha Executiva, e equipes no Vale do Silício, Califórnia, e em Boston, Massachusetts. Curiosamente a Embraer anunciou tempos atrás um centro de desenvolvimento tecnológico no Vale do Silício, um local chave e bastante conhecido por todos.

Na época do anúncio sobre o Centro de Tecnologia da Embraer no Vale do Silício, o diretor de inovação da indústria brasileira, Antônio Campello, disse que o Vale do Silício abrigará tecnologias como robótica, realidade virtual e veículos autônomos, que são importantes para aprimorar o “transporte aéreo global”, de acordo com a Embraer.

Os primeiros pontos para aplicar essa tecnologia podem ser Dallas e Fort Worth, nos Estados Unidos, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde a Uber já está com parcerias para viabilizar os primeiros testes de um modelo de frota padrão da Uber.

As vantagens são claras, e estão exemplificadas na imagem abaixo, um trecho de Campinas até São Paulo pode ser feito em 18 minutos com o VTOL, enquanto esse trecho de carro pode levar 2h, isto é, se o trânsito deixar chegar em 2 horas. O responsável por isso é a grande velocidade do VTOL sem interrupções, sinais e nem o estrangulamento de vias de uma cidade, o projeto voador da UBER pode alcançar até 270 km/h, enquanto um carro preso no trânsito não passa de 25 km/h, em média.

A Aurora Flight Sciences, Bell Helicopter, Mooney e a Pipistrel Aircraft também trabalham com a UBER para criar um sistema confiável de táxis autônomos já para a próxima década. Você deve estar se perguntando agora se esse sistema será caro para um usuário comum, como nós da Aeroflap, que usamos o UberX.

No início as operações serão caras, devido ao grande valor pago pelas primeiras unidades, e também o investimento em criação de tecnologia, testes e certificação pelas autoridades competentes (como a FAA). Porém com o uso dos usuários, o custo desse sistema irá baixar, como todas as tecnologias criadas no último século, até ficar menor do que um UberX. Você lembra quanto custava um Palm nos anos 2000? E um Smartphone agora?

Outros projetos já estão em andamento, como o veículo modular da Airbus, que conta com 3 partes e promete economizar espaço nos estacionamentos. O projeto da Airbus também tem a mesma finalidade, um veículo de aluguel capaz de realizar um transporte fácil e ágil entre dois pontos de uma metrópole. 

Foto – Airbus

Esse conceito da Airbus, chamado de Pop.Up,  está sendo trabalhado em conjunto com a Italdesign, que fez toda a parte de desenhos do veículo, enquanto a Airbus foi responsável por aplicar tecnologias, principalmente sobre voos autônomos.

Enquanto não há nenhum desenho prévio ou rascunho sobre as ideias, só basta esperar a Dubai World Expo 2020 para conferir a novidade da Embraer no mercado de carros autônomos, que cá entre nós, já estava na hora da 3ª maior fabricante de aeronaves comerciais lançar um projeto desse tipo.

 

Nota do Editor – Será que o futuro está próximo? Conseguiremos gerenciar tantas “aeronaves”?

 

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