Ucrânia abate helicóptero Mi-24 operado por militares da Rússia

por '@pedro

Neste último sábado (26) um helicóptero da Força Aérea da Rússia foi abatido na região de Sagi, em Kherson, por forças ucranianas que utilizaram uma bateria anti-aérea portátil.

A aeronave do modelo Mil Mi-24 foi filmada sendo abatida, e caiu em chamas no solo. Outro helicóptero do mesmo modelo, que voava em formação, não foi abatido, como podemos ver no vídeo abaixo.

A Rússia tem utilizado os helicópteros Mi-24 em ataques a dois aeródromos de Kiev: Gostomel e Vasylkiv. A aeronave é voltada para missões de ataque ou transporte de tropas, diversas variantes diferentes existem, com adaptações para que o helicóptero seja equipado com armas distintas de vários tipos.

Para autodefesa, a aeronave possui lançadores de chaffs e flares, além de supressores de calor, telêmetros, sensores térmicos e de TV. Outra característica é a capacidade de transportar oito soldados totalmente equipados ou 1500kg de carga no compartimento interno.

Além desta aeronave, a Rússia também está a utilizar os helicópteros Ka-52 Alligators e Mi-8 em ataques na Ucrânia.

Na madrugada do dia 27 de fevereiro, um míssil russo atingiu um depósito de petróleo na região de Vasylkiv, como resultado, muitas chamas clarearam o céu de Kiev.

Ainda na região de Vasylkiv, a Ucrânia afirma que derrubou dois aviões de transporte IL-76, e dois helicópteros russos, sendo um este Mi-24.

 

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: conflito, Mi-24, Rússia, Ucrânia

Sair da versão mobile