Drone Switchblade 300 Ucrânia Rússia Estados Unidos
Foto: AeroVironment

O Departamento de Defesa dos Estados Unidos ainda não definiu quando fechará o contrato de envio do drone ‘kamikaze’ Switchblade 600 para a Ucrânia.

Por conta da indefinição, ainda não se sabe quantas unidades serão enviadas, bem como uma data de envio das aeronaves não-tripuladas, principalmente pelo fato do curto período de produção para o envio imediato para a Ucrânia. 

Curiosamente, o Switchblade 600 utiliza a mesma ogiva do sistema antitanque guiado FGM-148 Javelin. Entretanto, assim como o Switchblade 300 (menor versão), o Switchblade 600 também necessita de um tubo lançador para alvos guiados.

Continua depois do anúncio
Drone Switchblade 600 Ucrânia Rússia Estados Unidos
O Switchblade 600 é baseado na seu menor irmão (versão 300) Foto: AeroVironment

Fontes próximas ao assunto dizem que a Ucrânia espera receber 10 unidades do drone, incluindo também outros equipamentos bélicos em um pacote adicional de US $800 milhões dos Estados Unidos.

Com o custo unitário de US $150 mil, o Switchblade 600 pode atingir alvos a uma distância de 90 km a uma velocidade máxima de 200 km/h, incluindo também a possibilidade de armar o drone com mísseis de curto alcance.

Já o Switchblade 300, possui uma autonomia máxima de 10 km, contudo, ele é tão pequeno que pode ser levado na mochila de um soldado.

Continua depois do anúncio
Drone Switchblade  300 Ucrânia Rússia Estados Unidos
Switchblade 300 em voo Foto: U.S. Marine Corps/Lance Cpl. Tyler Forti, via Wikimedia Commons
 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AeroVironment (@aerovironmentinc)

Além disso, o Switchblade pesa aproximadamente 3 kg e tem capacidade de fazer ataque kamikaze de pequeno porte, destruindo veículos blindados leves, por exemplo.

Continua depois do anúncio

Os Estados Unidos já comprometeram mais de US $2,3 bilhões em assistência de segurança à Ucrânia desde o início do atual governo, incluindo mais de US $1,6 bilhão em assistência de segurança desde a invasão premeditada e não provocada realizada pela Rússia.

Com informações: The Drive

Continua depois do anúncio