Advertisement

Ucrânia: Ataques da Rússia atingem diversos aeroportos e bases aéreas do país

Boryspil International Airport attack

Vários ataques realizados pela Rússia no início desta manhã de quinta-feira (24/02) em Kiev, na Ucrânia, foram direcionados para os aeroportos da Ucrânia, que foram fechados horas antes com a ameaça iminente de um ataque.

O Boryspil International Airport, o principal de Kiev, foi atacado logo após Putin ordenar o início da guerra contra a Ucrânia.

De acordo com as Forças Armadas da Ucrânia, os seguintes aeroportos/bases aéreas foram danificados por mísseis: Boryspil (Kyiv), Chuguev/Chuhuiv (Kharkiv), Kramatorsk (Donetsk), Kherson, Kulbakino (Nikolaev, a leste de Odessa) e Ozerne (Zhytomyr).

O interesse de danificar logo no início dos ataques é evitar uma ofensiva aérea contra forças russas em solo ou em voo. Ao mesmo tempo, com ataques calculados e guiados por GPS, a Rússia consegue destruir o arsenal de defesa ucraniano com armas, caças, aeronaves, radares, mísseis e sistemas anti-mísseis.

O Ivano-Frankivsk International Airport também foi atacado há poucos minutos antes do fechamento desta matéria, como mostra o vídeo abaixo. Este terminal fica localizado bem ao oeste da Ucrânia. Veja no vídeo abaixo:

O Aeroporto Internacional de Carcóvia, localizado em Kharkiv, no extremo leste da Ucrânia, também foi atacado por mísseis russos nesta manhã. A região está localizada nas proximidades de Donbass, onde há um grande movimento separatista.

Vários mísseis foram filmados, como no vídeo abaixo, e explosões que aconteceram você pode conferir Clicando Aqui.

https://twitter.com/Caucasuswar/status/1496715302930898944

A Base Aérea Ucraniana de Kulbakino também foi destruída por mísseis pela Rússia, como mostram as imagens abaixo, onde a pista e pátio estão totalmente danificadas. 

https://twitter.com/Caucasuswar/status/1496725138162733056

Agências de gerenciamento de risco da aviação informaram nesta noite de quarta-feira (23/02) para várias companhias aéreas, que a Ucrânia está sendo incluída em uma lista de risco de voar, a “Não Voe”, pela ameaça de guerra iminente.

As autoridades de aviação ucranianas também declararam alguns espaços aéreos no leste como “áreas de perigo”. A decisão foi tomada, de acordo com o governo local, pelas tentativas das autoridades de aviação russas de assumir o controle do espaço aéreo da Ucrânia.

Horas antes desses ataques a decisão de fechar o espaço aéreo para voos civis foi tomada. No momento somente aviões militares estão voando no espaço aéreo ucraniano neste momento.

Na noite desta quarta-feira (23) o Governo Ucraniano fechou aeroportos no leste do país, fora da área de domínio dos separatistas, durante a madrugada (de 00h00 até 07h00), para evitar problemas de segurança com voos comerciais. Tratores e tanques foram colocados nas pistas com finalidade de tentar impedir o pouso de aeronaves da Rússia.

 

Voltamos em breve com mais informações.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeroportos, Militar, Notícias, Notícias

Tags: Aeroporto, Guerra, Militar, Ucrânia, usaexport