Advertisement

Ucrânia consegue abater pela primeira vez moderno drone da Rússia utilizado em ataques

Rússia drone orlan

A Ucrânia divulgou novas fotos do que, supostamente, é um drone tático Kronshtadt Orion da Rússia totalmente destruído, após ser abatido por um sistema de defesa antiaérea utilizado pela Ucrânia.

O drone Orlan, também conhecido pelo nome de projeto Inokhodets, é utilizado para realizar ataques em território inimigo, com uma limitada capacidade de reconhecimento durante a missão. O drone pode decolar com até uma tonelada de peso total, carregando 200 kg em bombas ou mísseis ar-terra.

https://twitter.com/Kochevenko/status/1513055291537080321

Como boa parte dos drones desse porte, o Orlan pode voar continuamente por 24 horas, com uma velocidade média de 200 km/h. Apesar de toda sua capacidade, o Orlan não tem controle por satélite como o RQ-4, e só pode voar a uma distância de até 250 km da base de controle.

O Orlan pode ser equipado com bombas planadoras guiadas KAB-100 e KAB-50L, bombas guiada KAB-20S e bombas de alto explosivo não guiada FAB-50. O arsenal também inclui mísseis guiados, cujos nomes ainda não foram divulgados pela Rússia. São quatro pontos duros no total, sendo dois na asa e dois na fuselagem.

De acordo com dados da Ucrânia, o abate ocorreu no dia 07 de abril, e foi divulgado juntamente com outros dados de ataques e defesa ao território ucraniano.

“Os grupos de bombardeiros e aviões de ataque da Ucrânia sob a cobertura de caças continuam lançando mísseis e bombardeios contra os ocupantes. Em 8 de abril, forças de mísseis antiaéreos destruíram três alvos aéreos, a saber, um míssil de cruzeiro, um UAV e um helicóptero. Em 7 de abril, o UAV “Orion” da Rússia foi abatido”, declarou um porta-voz do Comando da Força Aérea da Ucrânia.

Com a confirmação por fotos, esse é o primeiro drone deste modelo derrubado pelos ucranianos nesta guerra.

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Drone, Orlan, Rússia, Ucrânia, usaexport