Advertisement

Ucrânia diz ter derrubado três helicópteros Ka-52 em dois dias

Kamov Ka-52 abate Ucrânia Rússia guerra

Pelo menos três helicópteros de ataque Kamov Ka-52 Alligator das forças russas teriam sido derrubados entre domingo e segunda-feira (15), alega a Força Aérea da Ucrânia (UAF). O modelo está entre os mais modernos na Rússia. 

O comando da UAF publicou, em seu perfil no Facebook, um vídeo mostrando um Ka-52 em chamas. Na legenda, a força aérea diz: “No dia 15 de agosto, na região de Donetsk, por volta das 8h00, a unidade de forças de mísseis antiaéreos da Força Aérea destruiu outro helicóptero Ka-52 de tropas de ocupação russas. Este é o terceiro Ka-52 dos russos desembarcado pelas Forças de Defesa em dois dias!”

https://www.facebook.com/kpszsu/videos/647929676545921/

Fontes russas alegam que os dois tripulantes sobreviveram. Apesar das afirmações de Kiev, não há, até o momento, qualquer confirmação sobre o abate das outras duas aeronaves. 

Segundo o portal Oryx, que tem contabilizado as perdas de Ucrânia e Rússia desde o início da guerra, as forças de Moscou já perderam 16 Ka-52. 

O Ka-52 é um dos ativos mais modernos que a Rússia tem empregado no conflito. Baseado no Ka-50, o helicóptero de rotores coaxiais é equipado com um canhão de 30mm lateral e pode carregar foguetes não guiados e 12 mísseis antitanque Vikhr. É também um dos únicos helicópteros no mundo que possui assentos ejetáveis. 

Kamov Ka-52 Alligator Rússia VKS
Kamov Ka-52 das Forças Aeroespaciais Russas (VKS). Foto: Alex Beltyukov
(CC BY-SA 3.0)

Designado Hokum-B pela OTAN, o Ka-52 é tripulado por dois militares que dividem as funções de pilotar o helicóptero e monitorar os sensores optrônicos e o radar FH01 Arbalet 52. O Ka-52 é bastante ágil e manobrável, podendo superar os 300 Km/h. Apenas Rússia e Egito operam este helicóptero.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: Guerra na Ucrânia, helicopteros, KA-52, Rússia, Ucrânia, usaexport