Ucrânia Aeronave Irã Afeganistão
Foto: Comando da Força Aérea das Forças Armadas da UA

A Ucrânia negou que uma de suas aeronaves militares foi sequestrada quando realizou uma parada no Irã. No começo da semana, diversos jornais noticiavam que o avião havia sido sequestrado pelo Afeganistão.

O Vice de Relações Exteriores da Ucrânia, Yevgeny Yenin, disse a um portal da Rússia que uma aeronave do país havia sido tomada por pessoas armadas e havia voado com um grupo de passageiros não identificado. Segundo o Ministro, o avião que não foi identificado, estava realizando transporte de cidadãos para fora de Cabul.

Em uma declaração um pouco confusa, Yevgeny Yenin contou alguns detalhes:

“No domingo passado, nosso avião foi sequestrado por outras pessoas. Na terça-feira, o avião foi praticamente roubado de nós, ele voou para o Irã com um grupo não identificado de passageiros a bordo, em vez de ucranianos. Nossas próximas três tentativas de evacuação também não foram bem-sucedidas porque nosso pessoal não conseguiu entrar no aeroporto.” Disse o Ministro.

Algumas horas depois, o Irã negou o ocorrido explicando que aeronave havia parado apenas para reabastecimento e seguiu viagem normalmente para Kiev na Ucrânia. 

“Não há aviões ucranianos capturados em Cabul ou em qualquer outro lugar. A informação sobre o ‘avião capturado’ que está sendo divulgada por alguns meios de comunicação não é verdadeira ”. Disse Oleg Nikolenko, Ministro de Relações Exteriores do Irã.

Segundo o Ministro do Irã, as falas Ministro Ucraniano foram interpretadas erroneamente, pois o Ministro se referia as dificuldades de realizar o transporte dos cidadãos que estão fugindo de Cabul.

Por outro lado, tanto a OTAN como os Estados Unidos que estão realizando o controle do Aeroporto de Cabul, afirmaram que não houve qualquer problema com nenhuma aeronave.

 

Fonte: Simple Flying

 

DEIXE UMA RESPOSTA