A-29 Sierra Aviation/Embraer. Foto - USAF

O governo da Ucrânia está revendo o futuro de sua aviação de combate leve e treinamento.No último dia 14 de agosto, foi confirmado que o governo ucraniano poderá diminuir a atual frota de L-39 Albatros e comprar aeronaves EMB-314 A-29 Super Tucano.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave que apresenta boas características para missões de combate leve e treino de pilotos e isso a um baixo custo operacional.

Inclusive o A-29 Super Tucano já havia sido cogitado pela própria Ucrânia, quando em 2019 o comandante da força aérea ucraniana visitou o Brasil para conhecer a aeronave. Mas desde então não se falou muito na possibilidade de compra do avião brasileiro.

A aeronave Super Tucano foi considerada durante visita da delegação da Força Aérea Ucraniana ao Brasil em 2019, como uma aeronave de treinamento de combate, que, pelas suas características, pode substituir a chamada “carteira escolar” dos aviadores militares, o aeronave de treinamento de combate L-39″, disse uma nota da força aérea ucraniana.

Contudo, parece que agora o assunto está sendo retomado pelas autoridades militares ucranianas e a possibilidade de compra do A-29 pela a Ucrânia pode se tornar uma realidade.

 

DEIXE UMA RESPOSTA