Sukhoi Su-27UB Ucrânia
Sukhoi Su-27UB da Força Aérea Ucraniana. Foto: Chris Lofting via Wikimedia.

A Força Aérea da Ucrânia declarou neste domingo (27) oficialmente que recebeu durante a madrugada um carregamento especial de mísseis ar-ar para uso dos seus caças.

De acordo com as informações obtidas, o carregamento extra de armamentos partiu de países da OTAN no leste europeu. Durante a madrugada deste domingo três cargueiros Ilyushin IL-76 da Ucrânia voaram até a Polônia, e voltaram logo depois ao território ucraniano.

“Nossos parceiros ocidentais para a aviação da Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia receberam um grande lote de mísseis ar-ar, que já estão sob as asas de nossos caças.
Os pilotos garantem que haverá o suficiente para todos os aviões!”

A Polônia, primeiro país a conceder ajuda militar para a Ucrânia, pode ter fornecido os mísseis, visto que ainda opera com caças similares aos utilizados pela Força Aérea Ucraniana.

Por ter apenas 10% da capacidade da Força Aérea da Rússia, a Ucrânia continua impressionando pela eficiência das suas Forças Armadas, inclusive em ataques aos aviões russos. A eficiência dos militares criou até mesmo o mito do “Fantasma de Kiev”, que você pode conferir Clicando Aqui.

Ainda nesta última sexta-feira (25) a Força Aérea da Ucrânia comunicou que abateu um caça Sukhoi Su-25 da Rússia em Vinnytsia, utilizando um caça Su-27 ucraniano. Um sistema de defesa aérea S-300 derrubou um Su-25 e um helicóptero, ambos da Rússia. Horas depois os ucranianos comunicaram que dois aviões IL-76 russos foram abatidos no país.

Neste domingo a Força Aérea das Forças Armadas da Ucrânia declarou que interceptou e derrubou um míssil de cruzeiro da Rússia, lançado por um Tu-22 na fronteira da Bielorrússia.

A própria Antonov Company, a maior estatal na área de aviação do país, divulgou um drone TB2, fabricado na Turquia e operado pela Ucrânia, destruindo vários grupos de veículos russos em solo. Confira nos vídeos abaixo:

https://twitter.com/ArmedForcesUkr/status/1497997019515961347

https://twitter.com/AntonovCompany/status/1498022396682547201

 

Com informações de TheDrive.