Iran Air Boeing Irã Estados Unidos
Pode parecer um tanto quanto assustador você imaginar um avião de passageiros voar por 39 anos seguidos em uma mesma companhia aérea em pleno século 21, onde o preço do petróleo não é tão atrativo assim. 

 

Para ficar um tanto quanto mais, digamos, diferente esse avião é Boeing 747-SP e cobre uma rota de mais de 6.000km com 7 horas de duração. Ficou interessado em saber mais? Vem que a gente te mostra!

Companhia: Quem opera essa rota é a Iran Air, empresa fundada em 1961 depois que governo iraniano resolveu fundir a Pars Airways e a Iranian Airways surgindo assim a Iran Air em abril de 1962 que logo iniciou suas operações.

Iniciou sua expansão comercial entre os anos de 1960 e 1970 onde adquiriu boa parte das aeronaves que atualmente se encontram em sua frota, dentre elas o Boeing 747-SP.

Aeronave: O avião como já citado acima é um quadrimotor Boeing 747-SP (Special Performance) com autonomia de voo de 12.320 km e capacidade para levar por volta de 230 passageiros divididos em 3 classes.

 
Primeiro Boeing 747-SP ao lado do protótipo do Boeing 747-100.
 
Voou pela Iran Air pela primeira vez no dia 7 de maio de 1977 dando-lhe a incrível idade de 39 anos e 7 meses, além disso é o único ainda em operação regular para voos de passageiros no mundo. 
 
Boeing 747-SP com a pintura da década de 70 mesmo ano em que foi recebido.

 

Rota: A rota é entre o Oriente Médio e a Ásia e tem suas frequências situadas nas terças, sextas e aos domingos. Tem exatos 6.336 km/3.937 milhas numa velocidade de 806 km/h ou 501 mph e dura cerca de 7 horas e 50 minutos decolando às 22h20 do Irã e pousando às 9h40 na Malásia.

 
Mapa da rota. Fonte Google Maps.


O voo é operado entre o Aeroporto de Tehran e o de Kuala Lumpur, o código do voo é IR814 e custa por volta de 500 euros. Ou 1.500 reais em conversão direta sem os devidos impostos. É possível voar na classe executiva e econômica nessa rota.
 
A bordo: Dentro da aeronave não se encontra os maiores confortos imagináveis, no entanto uma tripulação acolhedora e bem-educada. Espaços entre poltronas dos mais dignos e um belo serviço de alimentação a bordo.
 
 
 
 
 
 
Observação: Gostaríamos de ressaltar que este artigo não foi feito para trazer receio de voar em aviões mais antigos, já que idade não está ligado diretamente a segurança no mundo aviação como já foi dito aqui (https://www.aeroflap.com.br/com-quantos-anos-os-avioes-comercias-se-aposentam/), mas sim para trazer informações e curiosidades ao nosso público.