Um Yakovlev Yak-40 com trabalhadores russos a bordo pousa em pista em obras

Foto: Russianplanes - Sergei Makarov

Um raro Yakovlev Yak-40 de matrícula RA-87397 da Rússia, estava realizando um voo de Bratsk com destino a Olekminsk. A aeronave tinha 25 passageiros a bordo que são trabalhadores russos e mais 4 tripulantes. 

Durante a viagem houve uma tempestade de neve em grande volume, e isso atrapalhou os pilotos a ter uma melhor visibilidade. O Yak-40 fez um pouso na pista 26L, porém está pista está em construção ainda e não estava nem com 1km de extensão. 

Atualmente o Aeroporto de Olekminsk tem uma pista operante que é a 08L/26R, desde 2019 há a construção da segunda pista que será a 08R/26L. Até o momento foram construídos 600 metros da nova pista, para um pouso essa extensão pode não ser suficiente.

O Yak-40 conseguiu realizar o pouso e com segurança dentro dos 600 metros que tinham sido construídos. A carta de aproximação para Olekminsk mostra que há coordenadas para pouso na 08L/26R, o que se supõe que os pilotos podem ter errado a aproximação devido as condições climáticas do momento.

 

Imagem: Aviation Herald

O tamanho do Yak-40 cooperou para que o pouso mesmo em curta distância fosse bem sucedido. Neste Aeroporto os instrumentos de auxilio para pouso são somente NDB duplo, que poderá ser usado para retorno de uma cabeceira a outra. 

A aeronave retornou a Bratsk sem maiores problemas.

 

Fonte: Aviation Herald


DEIXE UMA RESPOSTA