Foto - PIA/Reprodução

A União Europeia ampliou a proibição dos voos da Pakistan International Airlines(PIA) por pelo menos mais 3 meses. A companhia está impedida de voar para qualquer destino na Europa desde o mês de julho, a proibição aconteceu logo depois que as investigações apontaram irregularidades nas licenças de voos de diversos pilotos da PIA.

A ampliação acontece em meio a esperança do ministro da Aviação No Paquistão em que a autorização dos voos da PIA para a Europa acontecesse em breve. Na mídia local, o ministro disse que as autoridades europeias estavam preocupadas com a forma que os pilotos da empresa tenham conseguido suas licenças para voar. 

O ministro aproveitou a oportunidade e disse que a PIA está recebendo 8 novos aviões para ampliar a frota. O CEO da PIA, Marshal Arshad Malik, enviou uma carta as autoridades de europeias solicitando a retomada dos voos da companhia aérea para a Europa de forma provisória.

O pedido foi negado pela EASA, que ressaltou ainda que as condições impostas não foram atendidas pela companhia aérea. Ainda segundo a EASA, será necessária uma auditoria para avaliar a volta da empresa aos céus da Europa. 

“No que diz respeito à falta de confiança nas atividades de certificação e fiscalização realizadas pela CAA do Paquistão, que foi o segundo aspecto que levou à suspensão da Autorização de Operador de Terceiro País, a investigação realizada pela Comissão Europeia e pela ICAO ainda não foi concluída.”

Consequentemente, como todas as pré-condições para retirar a suspensão não foram atendidas e, como uma auditoria será necessária, a agência decidiu não revogar a autorização do Operador de terceiro país (TCO), mas estender o período de suspensão por mais três meses … ” Dizia a carta da EASA para a PIA.

A autorização da PIA ainda parece estar longe de ser concedida, a empresa ainda precisa comprovar e modificar todas as exigências pedidas pela EASA. A proibição de voos da PIA, abriu espaço para outras empresas como a Virgin Atlantic que realizou recentemente seus primeiros voos de Londres para o Paquistão.

DEIXE UMA RESPOSTA