A United Airlines operou hoje o seu primeiro voo com o Boeing 737 MAX 9, a mais nova aeronave da sua frota.

O primeiro voo com essa aeronave foi na rota entre o Aeroporto Intercontinental de Houston, hub da companhia, e o Aeroporto Internacional de Orlando, na Flórida.

Ao longo do dia a United ainda programou voos como 737 MAX 9 entre Houston e Anchorage, no Alasca, e também entre Houston e Austin, no Texas. Esse voo para Anchorage era operado anteriormente por aeronaves maiores, mas com a maior autonomia da MAX 9 é possível usar um avião mais econômico.

A companhia ainda destacou que seu novo 737 MAX 9 é até 14% mais eficiente, em comparação com as aeronaves da geração anterior (737-900). 

A aeronave está configurada com um interior em três classes, com capacidade para até 179 passageiros, são 20 assentos na First, 48 na Plus Economy e 111 assentos na United Economy.

O arranjo interno é 2-2 para a First e 3-3 para as outras classes, já o espaço para as pernas disponível na Plus Economy é de 34 polegadas, e na Economy 30 polegadas.

O novo jato da United já incorpora internet Wi-Fi via satélite, além de tomadas nos bancos para recarregar dispositivos móveis, como notebooks e smartphones. Novos assentos foram instalados no interior da aeronave, assim como um sistema de entretenimento individual para o passageiro, com conteúdo on-demand.

A United encomendou 100 aeronaves do modelo 737 MAX 10, convertendo uma parte dessa encomenda a partir do 737 MAX 9, com isso a companhia ficou com apenas 61 encomendas para o MAX 9.

A United espera ter 10 aeronaves 737 MAX 9 em sua frota até o final deste ano.