Foto: Sikorsky/Divulgação.

A United Rotorcraf, uma divisão da Air Methods Corporation, fechou um contrato com a Sikorsky para a compra de cinco helicópteros S-70i Black Hawk para futuramente convertê-los em aeronaves de combate a incêndio S-70 Firehawk. O pedido em massa permitirá que a United entregue rapidamente as novas “aeronaves-bombeiras” para órgãos públicos que lutam contra incêndios florestais cada vez mais destrutivos.

“O Firehawk está se tornando rapidamente um dos mais poderosos e eficazes meios de combate a incêndios aéreos da Califórnia, atacando e extinguindo incêndios florestais antes que eles se espalhem fora de controle”, disse Larry Alexandre, presidente da United Rotorcraft, a única empresa autorizada pela Sikorsky a modificar o Black Hawk para a configuração de combate a incêndio. 

“A aquisição de cinco aeronaves S-70 Black Hawk da Sikorsky com entregas nos próximos 7 a 18 meses confirma o compromisso da United Rotorcraft com o helicóptero Firehawk e sua missão e garante sua disponibilidade para apoiar a demanda futura dos estados da região oeste dos Estados Unidos ou agências de combate a incêndios em todo o mundo.”

Foto: Lockheed/Sikorsky/Divulgação.

Os cinco Black Hawks serão produzidos na linha de fabricação da PZL Mielec da Lockheed Martin na Polônia, sendo entregues nas instalações da United Rotorcraft, no Colorado, entre o início de 2022 e meados de 2023. A primeira aeronave convertida ao padrão Firehawk será entregue ao Corpo Aéreo de Combate a Incêndios do Estado do Colorado, que anunciou seu contrato com a companhia em 16 de agosto. 

“A Sikorsky e a United Rotorcraft trabalharam juntas por 25 anos para desenvolver, testar e atualizar duas variantes S-70 do helicóptero Firehawk para o Corpo de Bombeiros do Condado de Los Angeles, Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndio do Estado da Califórnia (CAL FIRE) e o Departamento de Bombeiros de San Diego”, disse Jason Lambert, vice-presidente da Sikorsky Global Commercial and Military Systems.

S-70 Firehawk do Departamento de Florestas e Proteção contra Incêndio do Estado da Califórnia, agência que encomendou um total de 12 aeronaves, o maior pedido até o momento. Foto: Sikorsky.

“Aplaudimos a liderança ousada da United Rotorcraft em trazer o helicóptero de resgate e e combate a incêndio mais robusto, seguro e confiável que existe hoje nas mãos dos socorristas mais cedo do que nunca.”

Atualmente existem 13 Firehawks em serviço, operando e missões de busca e resgate e combate incêndios. As aeronaves são operadas pelos bombeiros do Condado de Los Angels, Bombeiros de San Diego e CAL FIRE. 

Um S-70 Firehawk dos Bombeiros do Condado de Los Angeles despejando os mais de 3780 litros d’água de seu tanque ventral. Foto: Lockheed/Sikorsky/Divulgação.

Na conversão, a United instala um tanque d’água com capacidade para 3.785 litros na barriga da aeronave. O mesmo é reabastecido através de um snorkel retrátil em menos de 60 segundos. Além disso, o Firehawk também pode transportar uma equipe de 12 bombeiros até a linha de frente do fogo ou resgatar vítimas através do guincho lateral. Saiba mais sobre o Firehawk neste artigo. 

DEIXE UMA RESPOSTA