Já estão abertas as inscrições para o curso Básico em Segurança da Aviação Civil (Aviation Security – Avsec) no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Oferecido pela Universidade Infraero, a capacitação tem como objetivo formar profissionais capazes de consolidar as competências técnicas necessárias às atividades de proteção da aviação civil contra atos de interferência ilícita.  

Profissionais com idade mínima de 18 anos que trabalham nos aeródromos, ou aeroportos civis brasileiros, podem fazer a solicitação de inscrição pelo site http://www4.infraero.gov.br/negocios/cursos-de-capacitacao/basico-em-seguranca-da-aviacao-civil-avsec/. O curso será presencial, totalizando 40 horas-aula, ministradas entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, no Aeroporto de Congonhas.

Os candidatos serão preparados para desempenhar atividades relacionadas à segurança dos aeródromos e dos aeroportos civis brasileiros que estão em consonância com o Regulamento Brasileiro de Aviação Civil nº 108 (RBAC 108).

De acordo com a Agência de Aviação Civil (Anac), são considerados como interferência ilícita atos ou atentados que coloquem em risco a segurança da aviação civil e do transporte aéreo em voo ou em solo, tais como manutenção de refém a bordo de aeronave ou nos aeródromos; invasão de aeronave, de aeroporto ou das dependências de instalação aeronáutica, transporte de arma, artefato ou material perigoso; bem como quaisquer outras ações que coloquem em risco a segurança de aeronave, do aeroporto ou das instalações de navegação aérea.