E-4B Nightwatch- Foto: USAF

A USAF está modernizando seus aviões E-4B Nigthwatch, também conhecido como o “avião do juízo final”, isso graças a sua tecnologia secreta abordo.

As atualizações das aeronaves já estão acontecendo, sendo que a primeira das quatro aeronaves concluiu recentemente testes de desenvolvimento com um pacote de comunicação novo.

Outras atualizações instaladas no primeiro E-4B foram Sistema de Transmissão de Baixa Frequência (LFTS) e no Programa de Integração de Conferência Nacional de Voz Presidencial Avançada de Extrema Alta Frequência (APIP). 

E-4B “Nightwacth

No entanto, não se sabe muitos mais detalhes desta aeronave, como já foi dito muito de seus sistemas avançados de comunicação são secretos.

O E-4B tem uma capacidade de para até 112 pessoas em seis seções: uma área de trabalho de comando, sala de conferências, sala de reunião, uma área de trabalho da equipe de operações, área de comunicações e área de descanso, de acordo com a USAF. A aeronave pode ainda ser reabastecida em voo.

A aeronave se conecta aos líderes do governo dos EUA através de “um avançado sistema de comunicação via satélite”.

Boeing E-4B pousando na base aérea de Yokota, Japão- Foto; USAF

“O E-4B é protegido contra os efeitos do pulso eletromagnético e possui um sistema elétrico projetado para suportar eletrônicos avançados e uma ampla variedade de equipamentos de comunicação”, afirma a USAF.

Além disso tudo, a aeronave E-4B também é o transporte pessoal do Secretário de Defesa do EUA.