O Comandante da Força Aérea dos EUA, General Charles Brown Jr., revelou que a USAF está considerando adquirir o Boeing E-7 Wedgetail como substituto do E-3 Sentry.
“O E-7 é uma boa plataforma. É algo que estamos considerando”, disse o General durante a conferência anual da Associação da Força Aérea, na última terça-feira (21). Brown ainda disse que ele e sua equipe têm conversado com os chefes da Força Aérea Real Australiana (RAAF) e da Força Aérea Real do Reino Unido (RAF) sobre a aeronave. A RAAF opera seis aeronaves, ao passo que a RAF encomendou três. O modelo ainda opera na Força Aérea Turca e na Força Aérea Sul-Coreana, cada uma com quatro aeronaves.
Baseado no 737NG, o E-7 é equipado com um radar de varredura eletrônica ativa (AESA) produzido pela Northrop Grumman. Chamado de MESA (Multi-role Electronically Scanned Array), o radar é montado em uma estrutura tipo barbatana na fuselagem do jato, ao contrário do domo rotativo do E-3. O MESA é capaz de rastrear 180 alvos e conduzir 24 interceptações simultaneamente, além de poder ser usado em missões de inteligência eletrônica.
A USAF opera 31 E-3 Sentry, com uma idade média de 42,8 anos, de acordo com dados de frotas da Cirium. Brown diz que as taxas de capacidade de missão da frota de E-3 da Força Aérea, bem como o custo para manter a aeronave voando, estão sendo revisadas.
Em fevereiro, o comandante das Forças Aéreas do Pacífico, General Kenneth Wilsbach, disse que a idade média da frota E-3 estava tornando difícil para a USAF manter o modelo. Wilsbach defendeu a compra do E-7, mas na época Brown não quis comentar, dizendo que a aeronave precisava ser mais estudada. Brown diz que os estudos estão em andamento, mas o E-7 é atraente porque é uma “capacidade comprovada”. “Já está disponível”, diz ele. “É uma opção ser capaz de obter capacidade muito mais rápido do que se tivéssemos que começar do zero.”
Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.