USAF realiza ampla atualização do caça F-16

USAF F-16
F-16CJ decolando com seis AIM-120. Foto: USAF.

Visando ampliar letalidade operacional, o Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) anunciou a realização de uma profunda atualização envolvendo 608 aeronaves F-16 Block 40 e Block 50.

Conforme publicado pelo Flight Global, os F-16 receberão 22 modificações para que o caça de quarta geração possa se tornar mais eficiente e eficaz contra ameaças atuais e futuras.

Batizado de Post Block Integration Team (PoBIT), o programa de atualização traz um novo computador de missão, cockpit modernizado, maior capacidade de guerra eletrônica, bem como melhorias na comunicação (link 16) e rede, incluindo um radar de varredura eletrônica ativa (AESA).

Para o andamento do projeto de atualização (PoBIT), a USAF mobilizou 18 bases e diversas empresas parceiras em um contrato avaliado em US $6,3 bilhões.

Ainda que a USAF esteja realizando um amplo trabalho de modernização do F-16, a mesma ainda não realizou um pronunciamento oficial sobre o (PoBIT). Entretanto, existem outros trabalhos semelhantes de atualização do F-16 em parceria com países da Ásia-Pacífico como a Coreia do Sul, Singapura e Taiwan.

Com a conclusão das atualizações, a USAF espera que as melhorias na letalidade dos F-16 perdurem por quase 50 anos, garantindo a prontidão do caça por mais algumas décadas.

Com informações Flight Global

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Redator

Apaixonado por aviões e fotografia, sempre estou em busca de curiosidades no universo da aviação.


Contato: [email protected]