USAF revela nome do seu novo míssil balístico intercontinental

GBSD USAF ICBM míssil nuclear LGm-35A Sentinel
O LGM-35A Sentinel deverá complementar e substituir os antigos LGM-30 Minuteman. Arte: USAF.

A Força Aérea dos EUA (USAF) revelou ontem (05) o nome e designação do seu novo míssil balístico intercontinental (ICBM): LGM-35A Sentinel. O novo armamento está sendo projetado no âmbito do programa Ground Based Strategic Deterrent (GBSD). 

“A força de dissuasão nuclear de nossa nação, cujas duas pernas são operadas por militares da Força Aérea, silenciosamente forneceu um escudo de segurança estratégico por décadas”, disse o secretário da Força Aérea, Frank Kendall, que aprovou a designação do sistema que moderniza a perna de ICBMs da tríade nuclear dos EUA.  

“Todo esse tempo, o Departamento da Força Aérea manteve a vigilância; sempre vigilante e pronto. O nome Sentinel reconhece a mentalidade que milhares de aviadores, do passado e do presente, trouxeram para a missão de dissuasão e servirá como um lembrete para aqueles que operam, protegem e mantêm este sistema no futuro sobre a disciplina e responsabilidade que seu dever implica.” 

Arte: USAF.

O LGM-35A ainda está em desenvolvimento, devendo substituir os atuais LGM-30 Minuteman, cuja versão mais moderna (LGM-30G Minuteman III) entrou em serviço na década de 1970. A Northrop Grumman recebeu em setembro de 2020 um contrato de US$ 13,3 bilhões da USAF para desenvolver o novo míssil nuclear intercontinental. 

Planejado para permanecer operacional na década de 2070, o LGM-35A Sentinel é um sistema de lançamento, voo e infraestrutura totalmente integrado, equipado com as mais recentes funções de comando e controle.

As bases de mísseis da USAF, incluindo Wyoming, Warren, Montana, Minot e Malmstrom, abrigarão o novo LGM-35A. Ambos os sistemas Minuteman III e Sentinel atenderão aos padrões de segurança nuclear a infraestrutura disponível nas bases da USAF durante o período de transição.

Disparo de testes de um Minuteman III. Foto: USAF,

“Enquanto a Força Aérea celebra seu 75º aniversário este ano, o Sistema de Armas Minuteman III tem sido e continuará sendo parte integrante da defesa de nossa nação”, disse o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General CQ Brown Jr.

“Nos próximos 75 anos, investir na modernização nuclear é tão relevante como sempre e estamos comprometidos com a transição para o Sentinel, o que garantirá que nossa nação esteja pronta para fornecer dissuasão estratégica para o amanhã”. 

O novo sistema incorporará componentes tecnicamente maduros e de baixo risco, apresentará uma arquitetura modular que pode facilmente incorporar tecnologia emergente para se adaptar em ambientes de ameaças em rápida evolução e será mais fácil de manter do que o sistema Minuteman. Segundo a USAF, tudo isso permitirá economia de custos e garantir a relevância do novo ICBM até 2070. 

Arte: USAF.

“O Sentinel é a próxima geração de ICBMs capazes de que precisamos”, disse o General Anthony Cotton, comandante do Comando de Ataque Global da Força Aérea. 

“A dissuasão nuclear é fundamental para nossa postura de defesa e mais importante agora do que nunca. Este sistema será um impedimento altamente resiliente e capaz que trará estabilidade global para nós e nossos aliados nas próximas décadas”.

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 


Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.