USAF testa míssil ar-ar AIM-9X Block II em um drone MQ-9 Reaper

MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA- (Foto da Força Aérea dos EUA

A USAF fez recentemente um teste de emprego real de um míssil ar-ar AIM-9X Bloco II a partir de um drone MQ-9 Reaper. O período de teste foi entre 31 de agosto a 3 de setembro.

O alvo foi o drone BQM-167 que foi rastreado pelos militares que operavam o MQ-9 Repaer e por fim dispararam o míssil.

O armamento AIM-9X Bloco II, é uma variante mais moderna do AIM-9X, um dos principais, se não o principal míssil ar-ar da USAF.

MQ-9 Reaper da Força Aérea dos EUA- (Foto da Força Aérea dos EUA por SrA Haley Stevens

“O Comando e Controle Conjunto de Todos os Domínios (JADC2) forneceu dados críticos para o MQ-9 e a tripulação para informações oportunas e precisas sobre o alvo. A integração de rede e as soluções de domínio cruzado comprovadas durante a demonstração do ABMS diminuíram significativamente o tempo total desde a descoberta do alvo até o engajamento e avaliação dos danos da batalha”, disse o comunicado da Força Aérea dos EUA, postou o site The Aviationist.

Contudo, esse teste não é novidade, isso pois outro teste parecido já havia sido realizado, em novembro de 2017, utilizando um drone MQ-9 Reaper.

“Desde 2017, a comunidade MQ-9 investigou e provou a eficácia do MQ-9 em uma função de contra-ar utilizando o AIM-9X e futuros efeitos não cinéticos”, publicou o site The Aviationist.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA