USS WASP retorna à Estação Naval em Norfolk

190801-N-RI884-1159 CORAL SEA (Aug. 1, 2019)- The amphibious assault ship USS Wasp (LHD 1)- Foto: U.s Navy

O navio de assalto anfíbio da classe Wasp, USS Wasp (LHD 1), chegou à Estação Naval em Norfolk em 18 de novembro, completando um turno de porto doméstico depois de passar quase dois anos a serviço das atividades de comandante da frota Sasebo, no Japão e operando na área de operações da 7ª Frota dos EUA (C7F).

O navio partiu de Sasebo em 26 de agosto e iniciou seu trânsito para Norfolk. O Wasp será substituído pelo navio de assalto anfíbio de classe americana USS America (LHA 6) no final deste ano.

“Estou honrado em estar no píer para o retorno do USS Wasp à Estação Naval de Norfolk e em dobrar este incrível navio de guerra e sua tripulação de volta ao ESG-2, a equipe de combate azul / verde da Marinha da Marinha”, disse Rear Adm. John Mustin, comandante, Expeditionary Strike Group 2. “Este navio e sua tripulação incrível passaram quase dois anos realizando um trabalho inovador na 7ª Frota dos EUA, aprimorando suas habilidades como marinheiros profissionais, reforçando a integração naval e desenvolvendo capacidades marítimas com nossos parceiros do Indo-Pacífico. Estou ansioso para me encontrar com a tripulação e aprender com seu tempo no exterior, particularmente com as lições aprendidas ao implantar com o F-35B Lightning II – uma capacidade crítica avançada que estou ansiosa para incorporar em nossas forças-tarefa anfíbias da costa leste. Em nome dos combatentes da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais em todos os escalões”.

Foto; Us Navy

A Wasp chegou ao C7F em janeiro de 2018 para substituir o USS Bonhomme Richard (LHD 6) e estava operando com fuzileiros navais dos EUA na 31a Unidade Expedicionária da Marinha (MEU). Enquanto trabalhavam juntos, a equipe Azul-Verde trabalhou para expandir as relações robustas que as forças americanas mantêm com aliados e parceiros regionais.

“Eu não poderia ter mais orgulho de me chamar de ‘ferrão’, pois retornamos a Norfolk depois de dois anos enviados para o Japão”, disse o capitão do comandante da Vespa, Greg Baker. “Esta tripulação demonstrou seu valor consistentemente através de operações de assistência humanitária, exercícios multinacionais de larga escala e operações no mundo real com implicações estratégicas na 7ª Frota. A tripulação levou o Wasp por quatro frotas diferentes, e sua resiliência foi demonstrada, como muitos não estão com suas famílias há mais de dois anos enquanto realizam algumas das operações mais difíceis da Marinha. Estamos felizes em estar em casa para um descanso merecido e para permitir que o navio entre em um período de manutenção “.

Enquanto estava no Japão, Wasp participou dos exercícios Balikatan com as forças armadas das Filipinas e do Talisman Saber com a Força de Defesa Australiana, além de forças adicionais do Canadá, Japão, Nova Zelândia e Reino Unido. O navio também ajudou a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências e as autoridades civis locais a realizar operações de socorro na Comunidade das Ilhas Marianas do Norte após o tufão Manghut em 2018.

Chegada do USS WASP às Filipinas para o exercício Balikatan- Foto: Us Navy

O Wasp chegou à área de operações da 4ª Frota dos EUA em 1º de outubro. O navio desfrutou de vistas durante uma visita a Valparaíso, no Chile, e embarcou 20 oficiais navais multinacionais designados para uma Força-Tarefa Combinada (CTF) marítima que estava a bordo do Wasp. O Naval War College organizou um curso de educação em sala de aula para o CTF, focado no planejamento humanitário e de socorro.

O navio conduziu um trânsito de 26 horas do Estreito de Magalhães, levando o navio do Oceano Pacífico para o Atlântico, e visitou o Rio de Janeiro, Brasil, onde a tripulação explorou a cidade e participou de eventos de relações com a comunidade.

Fonte: U.s Navy

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.