Advertisement

Usuário vaza dados sigilosos do caça F-16 em fórum do jogo War Thunder

Usuário vazou documento sigiloso do caça F-16 em fórum do jogo War Thunder. Imagem: Gaijin.

Novamente uma discussão no fórum do jogo de combate online War Thunder levou ao vazamento de documentos sigilosos. Desta vez a “vítima” foi o caça F-16 Fighting Falcon, uma aeronave que chegou recentemente ao jogo. 

É comum que usuários do fórum e demais grupos relacionaos ao jogo usem documentos para validar seus argumentos. Porém, alguns desses materiais ainda estão classificados como secretos, restritos ou sigilosos, o que pode trazer problemas para a empresa russa Gaijin, produtora do jogo. 

Caça F-16CM Fighting Falcon da Guarda Aérea de Oklahoma. Foto: Master Sgt. C.T. Michael/ OK ANG

Foi o que aconteceu ontem (16), em um tópico onde os membros do fórum conversavam sobre o F-16, sua performance e capacidades. Cabe destacar que o F-16, implantado no jogo em sua mais recente atualização Apex Predators, já era bastante esperado pelos jogadores, então o assunto é “quente” entre os usuários do fórum. 

No entanto, a postagem do usuário spacenavy90 na madrugada de segunda-feira foi um pouco além. Ao apresentar uma descoberta que ele havia feito sobre o uso do míssil AIM-120 AMRAAM nas primeiras versões do F-16, ele anexou um documento cuja distribuição era limitada ao Pentágono e a exportação era proibida. 

Postagem do usuário teve o documento sigiloso apagado pelos moderadores do fórum.

Saiba mais: Conheça 5 jogos de aviação para diferentes plataformas

“Algo interessante que descobri durante minha pesquisa. Durante os primeiros testes do AMRAAM, você pode ver como o F-16A equiparia o AIM-120 e usaria o TWS [um modo de operação do radar] no painel de controle “SCP” das estações não MFD”, disse o usuário. 

O documento anexado foi rapidamente apagado pelos moderadores. Em seguida outro usuário de nome MiG_23M anexou mais imagens, mostrando que os documentos divulgados pelo colega eram, de fato, restritos. 

Via fórum War Thunder.

Este é o último de vários outros episódios em que o fórum de War Thunder serviu como “plataforma” para o vazamento de documentos. A primeira vez aconteceu em 2021, quando um jogador publicou dados sigilosos do tanque de guerra britânico Challenger II. Desde então isso ocorre de forma recorrente. O helicóptero de ataque Eurocopter Tiger, o tanque francês AMX Lecrerc e o chinês Type 99 também foram “vítimas” de vazamentos. 

Em resposta ao portal Aerotime, Konstantin Govorun, chefe de relações públicas da Gaijin, disse que o compartilhamento desses materiais é proibido em suas plataformas, e que a empresa tem uma política de não usar os documentos. “A equipe de desenvolvimento nem olha o conteúdo dos documentos, os moderadores apenas verificam se as informações do veículo ou armamento militar em questão ainda são sigilosas ou não”, disse ele. 

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: F-16, Jogos, usaexport

Sair da versão mobile