FAB KC-390
Força Aérea Brasileira/Divulgação

Pousou volta das 12:30 em Brasília, um KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB)  trazendo brasileiros que deixaram a Ucrânia – com o apoio da diplomacia brasileira.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por AEROFLAP (@aeroflap)

 

Denominado Operação Repatriação, a missão especial trouxe ao Brasil 42 brasileiros, 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, incluindo 14 crianças. Além disso, o voo especial também trouxe oito cachorros e dois gatos.

O regresso dos brasileiros e estrangeiros provenientes da Ucrânia contaram com o uso de duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e um VC-99B Legacy. Ao desembarcarem, os refugiados receberão do Governo Federal todo o apoio necessário para retornarem em segurança aos seus lares.

Com uma duração de três dias, a KC-390 decolou de Brasília na última segunda-feira (7), sendo necessário a realização de três paradas técnicas em Recife, na Ilha do Sal (Cabo Verde) e em Lisboa (Portugal) antes de chegar até Varsóvia, na Polônia.

Cerca de 15 militares foram os responsáveis por conduzir a missão. A viagem de volta ao Brasil realizou o mesmo trajeto da ida, com paradas em Lisboa (Portugal), Ilha do Sal (Cabo Verde), Recife, (PE), e, finalmente, em Brasília (BSB).

Com informações: Força Aérea Brasileira