Boeing 787 LATAM
Foto: LATAM

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, a LATAM reforça os seus compromissos com a Sustentabilidade. Há um ano, o grupo anunciou a sua estratégia para o tema, com metas que serão alcançadas por meio de ações nos pilares de Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.

Todas as ações estão conectadas com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As três principais metas da LATAM são:

  1. Eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduos para aterro sanitário até 2027.
  2. Compensar 50% das emissões de CO2 de nossos voos domésticos até 2030.
  3. Ser uma companhia 100% carbono neutro até 2050.

 

AVANÇOS NO PILAR DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

  • LATAM protagoniza o desenvolvimento do SAF (Sustainable Aviation Fuel): No primeiro semestre de 2022, a LATAM realizou um anúncio muito importante. A companhia buscará utilizar 5% de combustível sustentável até 2030, privilegiando a produção da América do Sul. No Brasil, está participando ativamente das discussões que envolvem a criação de uma política pública em relação aos combustíveis sustentáveis de aviação. Além disso, está buscando parceiros na área, já que o SAF é fundamental para cumprir as suas metas no pilar de Mudanças Climáticas.
  • LATAM já compensa emissões: Desde meados de março de 2022, em todas as sextas-feiras, o grupo LATAM compensa as emissões geradas em 9 rotas emblemáticas de sua operação. No Brasil, fazem parte as rotas de passageiros da Ponte Aérea Rio de Janeiro/Santos Dumont-São Paulo/Congonhas e de cargas Brasília-Belém. As rotas selecionadas representam as mais emblemáticas da companhia ou que partem de regiões estratégicas, como Brasília (um dos principais hubs da empresa) e Belém (importante por seu ecossistema). Inicialmente, as emissões estão sendo compensadas no CO2BIO, o primeiro projeto apoiado pela LATAM para a conservação e reabilitação de ecossistemas icônicos da região, localizados na Orinoquia colombiana. Em paralelo, a empresa está trabalhando para que, nos próximos meses, sejam incorporados projetos de conservação no Brasil. 

 

AVANÇOS NO PILAR DE ECONOMIA CIRCULAR

  • LATAM adota upcycling de uniformes usados: em janeiro de 2022, a LATAM deu início ao seu primeiro projeto de upcycling (reutilização criativa) de uniformes usados, por meio da parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS). A iniciativa, que começa com o reaproveitamento de 10 toneladas de uniformes usados, também está desempenhando papel importante para o empoderamento feminino, gerando renda para mulheres do interior do Rio Grande do Sul em situação de vulnerabilidade social. Neste momento, já estão sendo desenvolvidos brindes (bolsas shoulder bags) com os uniformes usados. E, em breve, a LATAM terá mais um lote de uniformes usados para realizar o upcycling.
  • LATAM muda materiais a bordo: Já foi implementado o Amenity Kit sustentável na classe Premium Business de voos nas rotas Guarulhos-Miami e Santiago-Madri. Nesses casos, a LATAM eliminou plásticos descartáveis e incorporou materiais como bambu, papel e cana-de-açúcar. Além disso, a arte de artistas sul-americanos foi incorporada ao design. Na classe Economy, os mexedores de plástico para café foram substituídos por mexedores de bambu.
  • LATAM e o Recicla Sua Viagem: em breve, com a retomada do serviço de bordo, o programa de reciclagem a bordo será implementado nos voos domésticos da LATAM Brasil. 

 

MAIS DETALHES DO PILAR DE VALOR COMPARTILHADO

  • LATAM adiciona novas parcerias sociais ao programa Avião Solidário no Brasil: em 2022, todas as ONGs já apoiadas pela LATAM no Brasil (Amigos do Bem, Gastromotiva, Gerando Falcões, entre outras) estão sendo incorporadas ao programa Avião Solidário, que coloca toda a infraestrutura e conectividade da companhia à disposição da sociedade em situações humanitárias de Saúde, Desastres Naturais e Preservação Ambiental. Assim, as ONGs recebem doação de passagens aéreas e acesso gratuito ao transporte de carga para que possam cumprir as suas missões no Brasil.

Saiba mais sobre as iniciativas de Sustentabilidade da LATAM em www.latamairlines.com/br/pt/sustentabilidade