Emocionante! Com essa única palavra, o renomado artista e designer Guto Lacaz resume o trabalho de transcrever o projeto do avião Demoiselle publicado na revista norte-americana Popular Mechanics, em 1909, por Santos Dumont para o tamanho natural. Esse desafio foi implementado por cerca de 30 alunos de cinco cursos de graduação do Centro Universitário Senac entre agosto e novembro.

O trabalho teve a supervisão dos professores Adriano de Luca, Marcelo Suzuki e Paulo Henrique Magri e a consultoria de Guto, apaixonado e especialista em Santos Dumont. O resultado pode ser conferido no campus de Santo Amaro do Centro Universitário Senac a partir desta segunda-feira, dia 12.

Além da réplica do avião, a exposição denominada Projeto Demoiselle mostrará por meio de fotos e vídeos das peças todo o processo de construção do avião desenvolvido pelos alunos. Haverá uma breve introdução à história do Santos Dumont e do Demoiselle com desenhos feitos pelo aviador e alunos. Peças produzidas pelos estudantes para testes integram a mostra, que é aberta ao púbico.

“Foi uma honra e um prazer. Os alunos que participaram da atividade viram e compreenderam muitos detalhes que tinham passado desapercebidos por mim”, diz Guto.

No desenvolvimento do projeto, Guto elucidou dúvidas dos alunos e professores. “Ele explicou o por quê de certos detalhes, como em relação à fixação de algumas bases do avião, e sobre a hélice”, afirma o professor Adriano de Luca, coordenador do Laboratório de Design do Centro Universitário Senac, onde foi construída a aeronave.

“Esse projeto também foi um estudo aprofundado de Santos Dumont como ser humano e, não apenas como inventor, mas como um artista, um designer”, conta Adriano.

A produção das peças e a montagem da aeronave foram realizadas com a mesma tecnologia utilizada por Santos Dumont por alunos dos cursos de graduação Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, Bacharelado em Audiovisual, Bacharelado em Design Gráfico, Bacharelado em Design Industrial Bacharelado em Multimídia.

Guto gostaria de ver a disciplina design de aeronaves em um curso de graduação. “Não existe em nenhuma faculdade e há um mercado grande em vista”, ele diz, completando que os alunos se envolveram completamente na atividade e muitos talentos foram descobertos. “Os estudantes, além de dedicados e atenciosos, são ótimos, habilidosos, espertos e inteligentes. Desenham, constroem e questionam.”

 

Centro Universitário Senac

O Senac São Paulo atua há mais de 25 anos no ensino superior, atendendo todo o Estado de São Paulo com cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária, nas modalidades presenciais e a distância.

No Centro Universitário Senac, o aluno conhece a realidade do mercado e experimenta o cotidiano da profissão que escolheu. Além disso, tem a oportunidade de se aprofundar na profissão antes mesmo de se formar por meio de atividades em sala de aula, nos laboratórios, nas empresas juniores, nos estágios, vivências nacionais e internacionais e na participação em concursos e competições.

Os ambientes educacionais possuem estruturas múltiplas e flexíveis, que motivam o aprendizado com autonomia. Exemplo disso é o Laboratório de Design, onde os alunos construíram a réplica do Demoiselle. Clique aqui e faça uma visita virtual no espaço.

 

Nota máxima no MEC

Pela qualidade do ensino e da infraestrutura disponibilizadas aos alunos e funcionários, o Centro Universitário Senac conquistou nota 5 na avaliação do Ministério da Educação (MEC) para os cursos presenciais e a distância.

 

Exposição Projeto Demoiselle
Período: até 14/12/2018
Dias e horários: de 2ª a 6ª feira, das 8 às 21 horas e sábado, das 8 às 14 horas.
Local: Centro Universitário Senac – Santo Amaro
Endereço: Avenida Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 – Santo Amaro
Entrada: gratuita.
Site: www.sp.senac.br