Veja imagens do Gripen F-39E sobrevoando a capital federal

F-39E sobre Brasília-DF - foto/Divulgação Sgt Johnson Barros/FAB

A Força Aérea Brasileira postou em seu perfil oficial no Flickr imagens do caça Gripen F-39 voando sobre a capital federal Brasília. Voo aconteceu no dia 21 de outubro e as fotos foram possíveis graças a um F-5FM (biposto) que voou em ala com o F-39E.

Nas fotos é possível ver o primeiro Gripen brasileiro voando sobre os principais lugares da cidade, como o estádio nacional, a torre de TV, a esplanada dos ministérios, a ponta Jk, entre outros.

F-39E sobre Brasília-DF – foto/Divulgação Sgt Johnson Barros/FAB

O F-39E chegou a Brasília no dia 17 de outubro e ficou na capital até o dia 28. Neste período que esteve na cidade o caça foi apresentado oficialmente no dia 23 de outubro Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira).

Além disso, houve um Workshop do caça Gripen na ALA-1, na última terça-feira (27), neste evento foram apresentadas informações sobre o projeto Gripen. 

F-39E sobre Brasília-DF – foto/Divulgação Sgt Johnson Barros/FAB

O Brasil terá 36 unidades do caça que ficarão sediados na ALA-2, em Anápolis-GO. Das 36 unidades 28 serão da versão E (monoposta) e 8 da versão F (biposta). A previsão é que as quatro primeiras unidades operacionais cheguem no final de 2021.

Atualmente o F-39E está no Centro de Ensaios em Voo do Gripen, localizado na planta da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). 

F-39E sobre Brasília-DF – foto/Divulgação Sgt Johnson Barros/FAB

Neste centro serão conduzidos os testes que foram iniciados na Suécia. Estes testes vão garantir a certificação do mesmo, além do aprendizado e investimento no futuro caça brasileiros.


Caça F-5FM e o Gripen F-39E alinhados na pista do Aeroporto de Brasilia- Foto/Divulgação: Sd Wilham Campos/FAB

 

Para clique aqui para ver mais fotos do Gripen F-39E

 

DEIXE UMA RESPOSTA