Dirigível da Goodyear
Foto: Revista dos Pneus

Muito comum nos Estados Unidos, principalmente em eventos esportivos que tem grandes marcas para exibir como os patrocinadores. Nesses últimos dias foram registradas imagens impressionantes do Goodyear Blimp, o dirigível da Goodyear nos EUA junto a um Helicóptero.

Com todo esse tamanho é difícil de imaginar alguma coisa maior para ser usado como uma ferramenta de divulgação não é mesmo? Com cerca de 55 metros de comprimento e 18 metros de altura, o dirigível é equipado com dois motores de 180hp, atualmente é uma das maiores de sua categoria.

Como esta aeronave é mais leve que o ar e preenchida com gases menos densos como o hélio ou hidrogênio, a aeronave consegue realizar pousos e decolagens em áreas menores, podendo voar a cerca de 80km/h.

Atualmente no Brasil, há apenas um dirigível de ar quente em operação, ele pertence ao piloto Feodor Nenov. Com 16 metros de altura e 32 metros de comprimento, o dirigível de Feodor pode ser visto em São Pedro, cidade do estado de São Paulo, equipado com um motor de quatro cilindros movido à gasolina. 

A aeronave foi resgatada pelo piloto na década de 80 quando ganhou de presente direto do Reino Unido para restaurar no país, um apaixonado por balões, Nenov ainda quer trazer de volta esse tipo de modalidade para o Brasil. Inspirado pelo pai da Aviação, Santos Dumont, o piloto do interior de São Paulo realizava normalmente seus voos cedo pela manhã ou final da tarde já que os ventos podem dificultar os voos do balão de ar-quente. 

 

DEIXE UMA RESPOSTA