F-35B USS Tripoli
Foto: US Navy/MC3 Maci Sternod

O caça F-35B da Marinha dos Estados Unidos pousou pela primeira vez, no último dia 11 de janeiro, no navio de assalto anfíbio USS Tripoli (LHA 7), comissionado em 2020.

Esta também foi a primeira vez que o novo caça de quinta geração pousou na nova embarcação. Com essa operação, ainda de testes, o F-35B avança para ser embarcado em mais um navio militar dos EUA. O caça tem uma grande importância pela sua capacidade de operação em pistas curtas, com pousos na vertical e decolagem utilizando o efeito solo para criar um bolsão de ar.

Confira o pouso no vídeo abaixo:

Continua depois do anúncio

“Foi para isso que o USS Trípoli foi construído”, disse o Capitão Joel Lang, Comandante de Trípoli. “A tripulação e as organizações de apoio trabalharam incrivelmente duro para nos levar ao ponto em que podemos lançar e recuperar aeronaves, enfrentando todos os desafios que a Marinha colocou diante deles desde que comissionamos. Estou extremamente orgulhoso do que conquistamos.”

“Foi uma honra apoiar o USS Trípoli na realização de um evento tão importante”, disse o major Randy Brazile, oficial de sinalização de desembarque embarcado no VMFA-225. “Os fuzileiros navais e pilotos do VMFA-122 e (Esquadrão de Teste e Avaliação Operacional Marinho) VMX-1 estão animados para ver USS Tripoli obter sua certificação de voo de asa fixa.”

Continua depois do anúncio

O USS Tripoli foi criado para ser um navio de assalto anfíbio da classe Wasp, com capacidade de operar com helicópteros ou caças F-35B. O USS Tripoli não tem alguns sistemas de porta-aviões voltados para operar aeronaves típicas desse tipo de operação.

Na foto temos o novo USS Tripoli (LHA-7). Foto: US Navy

De acordo com a Marinha dos EUA, o USS Tripoli vem operando e treinando constantemente a tripulação para operações de voo em andamento com o VMFA-122.

Comissionado em julho de 2020, o USS Tripoli está baseado em San Diego e opera sob o comando do Expeditionary Strike Group (ESG) 3.

Continua depois do anúncio

 

Com informações de Defense-Blog