Minha decisão não chega a ser unânime, mas é de agrado de muitos. Para mim o Water Ingestion Test e realmente um dos testes mais bonitos que uma aeronave pode fazer em solo.
E a Embraer lançou nesta semana um vídeo mostrando esse teste sendo realizado no E195-E2, que já está bem avançado em seu programa de testes para a certificação da aeronave.
O Water Ingestion Test é feito usando uma “piscina” de água, que é montada em uma pista comum, de pouso ou decolagem. Os tripulantes aceleraram progressivamente a aeronave de encontro para uma grande bacia de água, esse teste é realizado em cinco velocidades entre 80 a 140 nós.
Esse teste verifica se os sistemas da aeronave, principalmente os que ficam perto do trem de pouso, suportarão o impacto da água durante o pouso, decolagem ou taxiamento.
Se aprovada, a aeronave precisa fazer só um teste deste tipo, mas caso algum cano ou sistema seja danificado a aeronave precisa passar novamente pelo teste, após as modificações.
De acordo com a fabricante, os motores e o APU não ingeriram quantidades perigosas de água ou lama durante o taxiamento, decolagem e pouso neste tipo de teste. Além disso os sistemas não foram danificados, aprovando a aeronave.
A Embraer ressaltou que o E195-E2 deverá ser certificado em 2019, com a primeira entrega realizada para a Azul Linhas Aéreas no mesmo ano.
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