Com uma frota já bastante utilizada e necessitando de renovações, a TAP Portugal receberá neste ano uma grande quantidade de novas aeronaves diretamente da Airbus.

Alguns modelos já receberam uma matrícula definitiva na ANAC de Portugal, e chegarão em breve à frota da companhia, de acordo com informações repassadas para a 

A primeira aeronave será um Airbus A320neo, de matrícula CS-TVA, esse avião faz parte da encomenda realizada em 2015. O prazo para esse avião ser entregue é entre março e abril deste ano, logo ele já deve está na linha de montagem final.

A TAP ainda receberá mais quatro aviões do modelo A321neo em 2018, sendo uma unidade em maio, outra em junho, e as outras duas em setembro e outubro. As matrículas são: CS-TJI, CS-TJJ, CS-TJK, CS-TJL.

Com muita necessidade de renovar sua frota de aviões widebody, alguns com mais de 20 anos de uso, a TAP planeja receber sete aviões A330neo em 2018. Mas por enquanto está só em fase de planejamento, visto que o programa do A330neo registra atrasos no momento, e o programa de certificação não foi concluído até o momento. A TAP  é a cliente de lançamento do A330neo.

As matrículas das aeronaves serão: CS-TUA CS-TUB, CS-TUC, CS-TUD, CS-TUE, CS-TUF, CS-TUG. As entregas estão programadas entre o período de setembro a dezembro de 2018.

Em 2015 a TAP Portugal, já com administração em parte privada, encomendou 15 aviões A320neo, 24 da versão A321neo e 13 A330-900neo, sendo a cliente de lançamento deste último.