Enquanto a Boeing continua com a montagem final do primeiro Boeing 777X que realmente voará, a fabricante aproveita para lançar alguns “Spoilers” dessa nova aeronave.

Antes a Boeing apresentou a primeira fuselagem do 777X, juntamente com a asa, e hoje ela aproveitou para mostrar o mecanismo de dobra da ponta já com a pintura.

Isso é bastante curioso, pois pela primeira vez a fabricante vai usar essa tecnologia em uma aeronave comercial, e logo com uma grande superfície dobrável, pois ao todo esse avião consegue diminuir usa envergadura em quase 7 metros a partir desse recurso, o que permite obter maior sustentação em voo, e quando em solo ter a capacidade de estacionar em qualquer posição já utilizada pelo 777 de primeira geração.

Essa ponta mostrada na foto acima tem por volta de 3,5 metros de comprimento, e quando acionada para “encolher” a envergadura, parece um winglet gigante. Esse componente é feito com base em material composto, o que permite diminuir o peso da aeronave.

 

Boeing 777X

 

O Boeing 777X conta com duas opções de aeronaves, a 777-8X é capaz de receber 350 assentos em configuração padrão de duas classes, seu alcance é de até 15000km. Já o 777-9X, a maior variante da família T7 até hoje, será capaz de receber 450 passageiros em uma configuração de duas classes, com autonomia para 13200km de voo.

O novo avião inclui a combinação de “muitas heranças do 777 e do 787”, disse Beezhold. “Fizemos a fuselagem mais larga do que a do -300ER, para assentos mais confortáveis e fileiras com até 10 assentos.”

O novo 777X exigirá menos impulso do que o -300ER porque terá uma asa mais eficiente. E essa asa é bastante longa – a envergadura do 777X chegará a 235 ‘5 “(71,8 metros). Por ser mais amplo do que os gates padrões dos aeroporto, o avião terá uma asa dobrável para reduzir a extensão para 212,7” (64,7 metros) quando em solo.

No geral o novo avião da Boeing deve ser até 12% mais econômico, em comparação com a geração anterior.

Beezhold explicou que a Boeing desenvolveu uma asa dobrável para o 777 original, mas provou ser um design excessivamente complicado, pois a parte dobrável incluía um aileron, sendo então arquivado em favor de uma asa tradicional.

O 777X tem uma “asa dobrável muito simples – o acionador da estrutura está totalmente dentro da asa”, disse Beezhold, acrescentando que as companhias aéreas queriam um projeto que exigisse pouca ou nenhuma manutenção especializada.

O 777-8X concorre diretamente com o Airbus A350-1000, enquanto o 777-9X está sozinho em sua classe de aeronave, e irá atingir uma necessidade por maior economia mas sem perder a capacidade de transporte. 

Até essa data, o 777X acumulou 320 pedidos fixos e compromissos de seis clientes no mundo inteiro. A primeira entrega está programada para 2020.