O Airbus A321XLR é uma versão do A321neo com o alcance de voo ampliado. Anunciado em junho deste ano, e com primeira entrega para 2023, a nova aeronave da Airbus logo fez sucesso entre companhias aéreas de todo o planeta.
Na verdade o A321XLR é uma aposta da Airbus para a substituição do Boeing 757 em várias frotas, ao passo que essas aeronaves se aproximam da sua aposentadoria definitiva na próxima década. A aeronave também foi lançada como uma concorrente do projeto NMA, da Boeing, atrapalhando os planos da fabricante norte-americana.
O A321XLR promete um alcance de até 8700 km com 206 passageiros a bordo, o suficiente para maioria das companhias aéreas dos EUA e Europa, mas a parte incrível essa aeronave fez sucesso na ásia.
Vamos ver quais companhias já encomendaram essa aeronave até o momento?
American Airlines
A American Airlines procura até o momento um substituto para os Boeing 757 e 767, em partes, a companhia norte-americana encontrou a solução do A321XLR.
A companhia converteu 30 das suas encomendas para o A321neo, optando pelo avião de longo alcance, e optou por pedir mais 20 aviões, totalizando 50 encomendas.
AirAsia
A AirAsia optou por encomendar 30 aviões A321XLR, ressaltando a aeronave como uma alternativa para destinos de longa distância não compatíveis com a demanda de uso do A330-900neo, que a companhia vai configurar com mais de 440 assentos.
O Airbus A321XLR, com 240 assentos de capacidade máxima, é um meio termo para a companhia asiática que tem como base o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, na Malásia.
Grupo IAG – Iberia e Air Lingus
No Paris Air Show as companhias Iberia e Air Lingus anunciaram uma encomenda para 14 aeronaves deste modelo, sendo que oito delas serão incorporadas na frota da Iberia.
O Grupo IAG disse em nota que essas aeronaves serão equipadas com um moderno sistema de entretenimento, interior Airspace e layout de duas classes, com assento-cama na Business.
O foco é utilizar esses aviões para realizar voos entre a Europa e a costa leste dos Estados Unidos.
IndiGo – Wizz Air, Frontier Airlines e JetSmart
O Grupo IndiGo fez um acordo logo em junho para encomendar 50 aeronaves A321XLR, distribuindo as aeronaves entre três companhias: A JetSmart terá 12, a Frontier 18 e a Wizz Air 20 aviões.
As companhias do grupo já confirmaram as encomendas, e vão receber os primeiros aviões em 2023.
Aqui o foco são voos de longa distância e baixo custo, a Frontier declarou até mesmo que o A321XLR possibilita voos para a América do Sul e Brasil de baixo custo, a partir de Miami.
JetBlue
A norte-americana JetBlue fundada por David Neeleman no conceito Low Cost, já tinha optado pelo A321LR, converteu pedidos, e vai futuramente operar com o Airbus A321XLR, por enquanto com a expectativa de receber 13 aeronaves .
“A incrível variedade estendida do A321XLR nos permite avaliar ainda mais destinos no exterior, enquanto pensamos na expansão da JetBlue para os mercados europeus, com baixas tarifas e serviços de alta qualidade”, disse o CEO da JetBlue, Robin Hayes.
A companhia fala em usar o A321XLR em voos para diversos destinos na Europa, a partir de Nova York e Boston, além de voos para a América do Sul, já sinalizando um interesse no mercado brasileiro.
Middle East Airlines
A cliente de estreia Middle East Airlines, é uma companhia aérea de bandeira do Líbano, que encomendou quatro unidades do A321XLR.
A MEA utilizará o A321XLR para realizar voos do Líbano para a Ásia e África.
O A321XLR fornece cerca de 15% a mais de alcance de voo nas mesmas configurações do A321LR, e retira uma incômoda limitação da versão anterior que não permitia voo de boa parte dos países do oeste europeu para o leste dos Estados Unidos.
Qantas Airways
A Qantas é outra companhia da Ásia-Pacífico que optou pelo A321XLR, com 36 encomendas para essa aeronave, complementando o seu pedido de 28 aviões para outra versão com alcance de até 7400 km, a A321LR.
Esse será um dos principais aviões da Qantas, no futuro, para voos na Ásia e no Pacífico.
O Airbus A321XLR ainda tem uma encomenda de 27 unidades para a empresa de leasing Air Lease Corporation, que vai arrendar para companhias aéreas ainda não divulgadas.
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