Neste último domingo (14/07) um avião do modelo Airbus A380, pertencente à companhia aérea portuguesa Hi Fly, pousou pela primeira vez em Caracas, na Venezuela, alugado temporariamente pela Estelar Airlines que teve um problema com o seu Airbus A340.

A aeronave cumpriu a rota Londres-Madri-Caracas-Ezeiza, e durante a sua visita na capital venezuelana, o governo do país aproveitou o momento para ressaltar o poder da aviação no país.

“A chegada do Airbus A380 ao aeroporto de Maiquetia marca um momento histórico na aviação venezuelana”, disse o Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (Inac) em sua conta no Twitter.

“Com a chegada desta aeronave ao país, a qualidade e segurança do aeroporto Simón Bolívar na área internacional é claramente evidente”, disse a estatal AVN, ignorando completamente os diversos apagões que afetam até os aeroportos do país.

O Airbus A380 foi uma solução ideal para a Estelar Airlines, que é a única companhia puramente venezuelana que realiza voos para a Europa, cumprindo uma rota entre Caracas e Madrid três vezes por semana. A companhia está com um Airbus A340 da sua frota parado, aguardando peças para a manutenção da aeronave, esse problema já levou ao cancelamento de pelo menos três voos.

O Airbus A380 conseguiu suprir essa demanda, mas ao mesmo tempo realizou o voo com uma série de restrições operacionais e auxílios da Hi Fly, pela falta de capacidade do Aeroporto Internacional Simón Bolívar de receber a aeronave.

Os motores 1 e 4 só podem ser ligados na cabeceira, e devem ser desligados após a mesma, esse é um requisito para a operação do A380 em pistas com menos de 60 metros de largura, e evita a ingestão de objetos e pedras.

Além disso, a Hi-Fly levou equipamentos extras, como a barra de realizar o pushback da aeronave, e cabos para conectar com geradores externos. O desembarque foi realizado por apenas uma porta, e com escada. O aeroporto não tem finger que suporte o A380.

No entanto, o Governo Venezuelano destacou a ação da estatal Conviasa para prestar o apoio de solo ao Airbus A380.