A Viasat Inc., empresa global de comunicações, e a China Satcom, anunciaram hoje (24/04) um acordo de parceria estratégica para fornecer de forma conjunta serviços de conectividade a bordo (IFC) na China para companhias aéreas domésticas e internacionais.

A Viasat e a China Satcom vão trabalhar em parceria para permitir que os passageiros das companhias aéreas globais da Viasat tenham conectividade de roaming ao sobrevoarem a China; fornecer serviços da IFC para voos domésticos dentro da China; além de permitir que as companhias aéreas chinesas utilizem a rede global da Viasat.

A China Satcom é uma provedora de serviços de telecomunicações licenciada na China que também possui e opera o sistema de satélite de banda Ka com múltiplos feixes (spotbeam) mais capacitado e abrangente da China, que é atualmente o único sistema de banda Ka disponível para serviços da IFC no país.

Um importante destino internacional das principais companhias aéreas do mundo, a China é o segundo maior mercado de aviação do mundo, de acordo com pesquisa da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA).

Com uma das populações com crescimento mais rápido em todo o mundo neste segmento, além de ser uma das que mais utilizam dispositivos móveis e que estão inseridas digitalmente, há um tremendo interesse no país por IFC de alta velocidade e alta qualidade em voos locais. No entanto, atualmente apenas cerca de 4% dos voos dentro da China estão conectados.

“Nosso acordo com a China Satcom é um passo significativo para a criação de uma comunidade global integrada de IFC de alto desempenho. A China Satcom é agora a única operadora de satélites e prestadora de serviços licenciada na China com recursos de largura de banda para oferecer a experiência de voo que nossos clientes de linhas aéreas passaram a esperar e a depender dela”, disse Don Buchman, vice-presidente e gerente geral de Aviação Comercial da Viasat.

“Nossa parceria é uma maneira natural de disponibilizar serviços de última geração, específicos para a frota da China Satcom e o mercado doméstico da China, criando uma aliança global de roaming para nossos atuais e novos clientes domésticos e internacionais, assim como para a crescente frota global de companhias aéreas comerciais chinesas. Estamos honrados em trabalhar com a China Satcom na China para tornar a escala global da IFC uma realidade.”

A Viasat e a China Satcom vão desenvolver em conjunto e compartilhar no futuros negócios relacionados ao IFC na China.

  • A Viasat fornecerá e oferecerá suporte ao seu premiado equipamento IFC para companhias aéreas adaptado para uso com a rede da China Satcom. Atualmente, cerca de 2.000 aeronaves globais já são atendidas ou tem planos para uso nos satélites Viasat ViaSat-1 e KA-SAT, bem como satélites compatíveis operando na Austrália, Brasil e em outros mercados parceiros regionais e globais.
  • A Satcom irá maximizar sua licença de negócio de provedores de serviços de telecomunicações, conhecimento operacional e infraestrutura terrestre existente para gerenciar a entrega de serviços avançados de IFC para as companhias aéreas. A crescente frota de satélites de banda Ka da China Satcom inclui o já operacional satélite ChinaSat-16, assim como o ChinaSat-18, planejado para lançamento em 2019.

De acordo com os termos do acordo, cada empresa manterá sua própria propriedade intelectual, operando seus equipamentos usando uma abordagem em várias camadas para serviços de rede.

Este acordo cobre especificamente IFC para aviação comercial, mas pode estender-se ao desenvolvimento de novas aplicações de conectividade para outros mercados auxiliares na China. Os termos financeiros do acordo não estão sendo divulgados.