Esquadrilha da Fumaça
Foto: Suboficial Ribeiro/EDA

A Esquadrilha da Fumaça (EDA) realizou neste sábado (14/05) uma apresentação especial em comemoração aos 70 anos do esquadrão. Toda a movimentação dos aviões foi filmada nas instalações da AFA, em Pirassununga (SP).

A transmissão de duas horas contou também com a apresentação de outras esquadrilhas de demonstração aérea civis, bem como pilotos de acrobacia, como Cristiano Oliveira, Gúnar Armin e Márcio Oliveira.

Na ocasião, o Capitão Aviador Felipe Augusto Kawka, piloto número 5 – Ala Esquerda Externa – o Capitão Aviador Vinícius Moreno, piloto número 6 – Ala Direita Externa e o locutor de eventos aéreos Vadico fizeram a locução e todo o direcionamento da live.

Continua depois do anúncio

Confira no vídeo abaixo, a apresentação da Fumaça ocorre a partir de 1h16 do vídeo:

 

Documentário dos 70 anos

Para marcar essas sete décadas de história, o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER) produziu um documentário em vídeo que será publicado em quatro episódios temáticos.

Continua depois do anúncio

O produto traz uma linguagem leve, baseada em depoimentos dos Fumaceiros e belas imagens. A estética lúdica trazida pelo formato de desenho animado utilizado em alguns momentos é especialmente voltada ao público infantil – e aos adultos que voltam a ser criança assistindo às demonstrações – em alusão à maneira como o público muitas vezes enxerga a Fumaça, como se não fossem reais ou palpáveis.

No primeiro vídeo, intitulado “No solo”, o público vai saber mais sobre o trabalho dos Anjos da Guarda, aqueles responsáveis por manter aeronaves e equipamentos sempre seguros.

Continua depois do anúncio

Na segunda parte, “Nos Bastidores”, é possível acompanhar um pouco das cenas que geralmente não são vistas pelo público, como as viagens e a saudade da família.

“No Ar” é o episódio em que os pilotos contam suas histórias e a maneira como treinam para fazer as manobras que encantam a todos por onde passam.

Para finalizar, o quarto vídeo é dedicado à razão de ser do Esquadrão: o público. Os depoimentos tratam da relação dos integrantes da Fumaça com aqueles que os inspiram e são por eles inspirados.

Continua depois do anúncio