Advertisement

Vídeo: Confira o primeiro cockpit do Airbus A350 com telas touch-screen

A China Eastern Airlines recebeu o primeiro Airbus A350XWB equipado com uma opção de tela sensível ao toque para os grandes displays no cockpit da aeronave.

Desde o ano passado a Airbus estava realizando testes com telas sensíveis ao toque em um A350-1000, e a certificação pela Agência de Segurança Aérea da União Européia ocorreu em novembro deste ano.

A tecnologia está sendo introduzida como uma opção pela empresa Thales. Cerca de 20 companhias aéreas já escolheram que seus aviões serão entregues com as telas touchscreen.

Tela lateral na função EBF, mostrando uma carta STAR, de chegada/aproximação do aeródromo.

Três das seis telas de 15,4 polegadas do cockpit do A350 podem ser adaptadas para incluir telas sensíveis ao toque. Isso inclui as duas telas mais externas, que normalmente mostram informações eletrônicas dos mapas de voo (EFB), e a parte inferior das duas telas centrais, que normalmente contém um painel para inserir informações se performance, desempenho e rota.

O piloto de teste da Airbus, Jean-Michel Roy, disse que as telas do EFB podem ser trocadas, com um simples toque de botão, pela tela multifuncional. Sendo que a carta de rota fica, nesta ocasião, na tela central do cockpit, com a função touchscreen.

Na tela central o piloto pode mover o mapa com os dedos, facilitando o trabalho de demonstração e visualização da rota.

A parte boa de ter a carta de navegação na tela central é que todos os pilotos no cockpit podem interagir com o planejamento de rota, é um recurso bastante útil em solo.

Como alternativa ao display touchscreen, os pilotos podem inserir informações utilizando um trackball (cursor) e um teclado convencional, assim como no A380.

Porém Roy destaca que a função Touch em três telas evita que o piloto mova o cursor entre elas a todo momento.

Permitir que os dois pilotos interajam com os mapas de navegação reduz a carga de trabalho, acrescenta ele, simplifica o gerenciamento da cabine de pilotagem durante as etapas exigentes do voo, incluindo o cálculo do desempenho da decolagem, o acesso à rota estabelecida anteriormente e nos períodos de preparação para a aproximação do aeroporto de destino.

Mão direita do piloto na região do teclado e trackpad.

Roy ressalta que o A350 manterá os outros métodos de interação com os monitores, oferecendo alternativas aos pilotos se condições como turbulência dificultarem o uso da tela sensível ao toque.

“Estamos oferecendo queijo e sobremesa”, disse Roy. “Se eu encontrar turbulência, a [unidade de controle do cursor do teclado] pode ser mais estável.”

A Airbus oferecerá as telas sensíveis ao toque exclusivamente no A350 por enquanto. A aeronave listada na matéria é um A350-900, com número de fabricação MSN373, de matrícula B-30CW.

 

Com informações de FlightGlobal .

 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Aeronaves, Notícias

Tags: A350, Airbus, Cockpit