Vídeo – Tenente Coronel da FAB apresenta a primeira vez que um Gripen brasileiro é energizado

A Saab apresentou em suas redes sociais mais um passo de desenvolvimento do Gripen NG, a primeira vez que a aeronave ligou os seus sistemas eletrônicos, inclusive o visor desenvolvido pela AEL.

O vídeo acima foi apresentado pelo Tenente-Coronel Renato Leal Leite, chefe do Grupo de Acompanhamento e Controle na Saab da FAB.

Conhecido também como display WAD – Wide Area Display, que tem cerca de 19×8 polegadas e capacidade de comandos por toque (touchscreen), é capaz de receber entradas de teclas multifuncionais, touchscreen ou interfaces externas. É a principal fonte de todas as informações de voo e missão na cabine de piloto.

O display foi escolhido especialmente pela Força Aérea Brasileira, durante o processo de seleção da aeronave e negociações com a Saab. A fabricação foi realizada no Brasil, pela  

A AEL Systems forneceu todo o conjunto visual do Gripen, como o Wide Area Display (WAD), o Head-Up Display (HUD) e o Helmet Mounted Display (HMD).

A Suécia também optou por incorporar em seus jatos o WAD, padronizando com o modelo brasileiro. Todos os componentes serão produzidos no Brasil pela AEL.

A estimativa é que essa aeronave realize seu primeiro voo em agosto deste ano, na Suécia, e seja entregue para a FAB em 2021, quando as primeiras unidades serão recebidas em Anápolis (GO), onde é localizada a Ala 2.

Ao todo a FAB terá 36 unidades do caça Gripen, sendo que algumas unidades do caça serão construídas pela Embraer e terá a transferência de tecnologia, onde técnicos do Brasil e da Suécia poderão desenvolver tecnologias.