Advertisement

Vídeo de soldado russo mostra assalto no aeroporto onde o Antonov An-225 foi destruído

Ucrânia Rússia antonov

Um vídeo publicado neste sábado (12) mostra parte do assalto aeromóvel russo no Aeroporto de Gostomel, no primeiro dia da invasão russa na Ucrânia. Também chamado de Aeroporto Antonov, foi neste local que o An-225 Mriya, maior avião do mundo, foi destruído. 

O vídeo foi gravado a partir de uma câmera no capacete de um soldado do Exército Russo. Carregando fuzis e lançadores de foguete, os militares desembarcaram de um helicóptero Mi-8 nos arredores de Gostomel. Imagens de helicópteros Ka-52 também podem ser vistas. 

À medida que as tropas vão avançado no sítio aeroportuário, é possível ver múltiplas aeronaves estacionadas, como um 737 da Trans Air Congo (TAC) e grandes colunas de fumaça. Tiros e explosões podem ser escutados também. 

Em determinado momento, é possível parte do Antonov An-225 Mryia dentro do seu hangar, onde foi destruído dias depois.

Antonov An-225 rússia aassalto gostomel
Hangar onde o An-225 estava e mais tarde foi destruído.

A Batalha de Gostomel – ou Hostomel como o aeroporto e o subúrbio de Kiev também são chamados – teve início na manhã do dia 24/02, o primeiro dia do conflito. Após uma série de bombardeios em alvos primários, como bases aéreas, postos de comando e controle e pontos logísticos, teve início o assalto russo. 

Segundo o Ministério da Defesa da Rússia, foram empregados 200 helicópteros na operação no Aeroporto Antonov. Alguns foram destruídos por mísseis antiaéreos ucranianos, mas a operação seguiu.

 

Após o assalto aeromóvel, os russos inicialmente tomaram o aeroporto mas logo foram repelidos por um contra ataque ucraniano. No entanto, as tropas russas retornaram e conseguiram tomar o aeroporto de vez. 

Entusiastas de aviação ao redor do globo ficaram ansiosos com as notícias sobre os combates onde estava o maior avião do mundo.

As primeiras informações davam conta de que o An-225 estava intacto, mas imagens de satélite do dia 28/02 mostraram que a aeronave infelizmente havia sido destruída, o que foi subsequentemente confirmado pelo Governo ucraniano. No dia 04/03 foram divulgadas as primeiras imagens dos destroços do An-225. 

 

Quer receber nossas notícias em primeira mão? Clique Aqui e faça parte do nosso Grupo no Whatsapp ou Telegram.

 

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias, Notícias

Tags: An-225, Guerra, Rússia, Ucrânia, usaexport