Drone Ucrânia Rússia

Um drone da Ucrânia foi filmado durante um ataque nesta quarta-feira (22) realizado contra uma refinaria de petróleo de Novoshakhtinsk, na Rússia.

De acordo com uma testemunha, dois drones foram utilizados no ataque, sendo que somente um foi gravado sendo colocado em mergulho contra as instalações. Logo depois uma grande coluna de fumaça e fogo pode ser vista a partir da refinaria.

Veja o ataque no vídeo abaixo:

Esta refinaria de Novoshakhtinsk fica a aproximadamente 10 quilômetros da fronteira entre a Rússia e Ucrânia. Logo depois há intensos combates entre ucranianos e russos na região de Luhansk, no leste da Ucrânia.

Algumas fontes afirmaram que este é um drone UkrSpecSystems PD-2, fabricado pela Ucrânia. Com uma massa de 55 kg, o PD-2 é utilizado para o transporte de bombas de baixo peso não guiadas ou em operações de reconhecimento e compartilhamento de dados em voo.

O PD-2 também pode ser montado ou convertido de asa fixa para configuração VTOL em apenas 15 minutos, através de um kit opcional. 

O governador regional, Vasily Golubev, disse que não houve vítimas no incidente ocorrido na refinaria de petróleo de Novoshakhtinsk, na região de Rostov. Após cerca de uma hora e meia de trabalho, o fogo foi extinto, e uma análise dos danos está acontecendo neste momento.