Clique Aqui e receba as principais Notícias da Aviação em tempo real diretamente no seu Whatsapp ou Telegram.

Aeronave foi carregada com uma escavadeira de 21,5 toneladas no Aeroporto Internacional de Manaus. Foto: Plane Spotting Manaus HD.

Na terça-feira (05), um cargueiro Embraer KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira foi embarcado com uma carga diferente no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus (AM). Os militares carregaram uma escavadeira com 21,5 toneladas na aeronave. 

A operação foi registrada pelos spotters do canal Plane Spotting Manaus HDConfira no vídeo abaixo. 

O FAB 2856, operando com o Callsign Zeus 09, chegou em Manaus na manhã de ontem e foi carregado com uma escavadeira Doosan DX225LC, que possui um peso operacional de 21,5 toneladas. Um dos braços articulados do equipamento foi desmontado e embarcado na aeronave com auxílio de uma empilhadeira. A aeronave pode transportar um veículo com peso máximo de 26 toneladas, ou seja, o equipamento está mais do que dentro dos limites operacionais do KC-390.

Entregue à Força Aérea Brasileira em 19 de setembro de 2020, o 2856 é, até o momento, o quarto e último KC-390 recebido em Anápolis (GO). 

Após ser carregado, o KC-390 seguiu para a decolagem que acabou sendo abortada por razões desconhecidas. O cargueiro do Esquadrão Zeus (1º GTT) pernoitou em Manaus e decolou de SBEG por volta das 06h05 desta quarta-feira (06). 

Plane Spotting Manaus HD
Foto: Plane Spotting Manaus HD

O equipamento foi levado para o Aeroporto de Estirão do Equador, na fronteira do Brasil com o Peru. No dia 24 de setembro, um C-130M Hércules do Esquadrão Gordo pousou no aeródromo, marcando a primeira vez que a aeronave pousou no local em 10 anos, aponta a matéria da Revista Força Aérea: “a pista foi completamente remodelada, passando de 1.200 metros para 1.500 metros, além de ter o piso trocado de asfalto para concreto.” 

Localizado a cerca de 2000 quilômetros da capital amazonense, perto do município de Atalaia do Norte, o aeroporto voltou a ser reformado pela Comissão de Aeroportos da Região Amazônica (COMARA) em 2019, após cinco anos de obras paralisadas. 

Quer saber mais detalhes sobre o KC-390 e suas capacidades? Confira nos vídeos abaixo, produzidos pelo Portal Aeroflap!

DEIXE UMA RESPOSTA