Vídeo: Grécia comemora os 200 anos de sua independência com um desfile militar

Caças mirge 2000-5 da Força Aérea Grga- Foto: Ilias Diakoumakos

A Grécia comemorou no dia 25 de março, os 200 anos de sua Independência, durante a cerimônia houve um desfile militar em Atenas.

A cerimônia contou com desfile terrestre, com tropas e blindados, bem como um desfile aéreo, com a presença de caças, helicópteros, aviões de transporte e patrulha da força aérea grega.

Entre os caças participantes estavam os caças Mirage 2000-5, F-16C/D Block 52, F-4E Phantom.

Caças F-16C/D da Grécia- Foto: Ilias Diakoumakos

A independência grega frente ao Império Otomano teve a ajuda de alguns países, como a Rússia, França e Grã-Bretanha. 

Devido a isso também houve desfile aéreo de aeronaves estrangeiras, como caças Rafales da França, um A330 MRTT do governo inglês, bem como uma presença norte-americana com um KC-135 Stratotanker e caças F-16.

Caças Rafales da França-Foto: Ilias Diakoumakos

A presença de caças Rafales demonstra uma visão de um futuro próximo, isso devido a aquisição grega de caças Rafales

A data é uma dos mais importantes marcos da história grega. A cerimônia contou altas autoridades gregas e convidados estrangeiros, como o príncipe Charles e a sua esposa Camila, o primeiro-ministro russo Mikhail Mishustin e a ministra da Defesa francesa, Florence Parly, entre outras autoridades.

A300 MRTT da RAF- Foto: Ilias Diakoumakos

A Grécia declarou sua independência frente ao Império Otomano (Turquia) em 1833. O Império Otomano em seu auge conquistou muitos territórios, desde o sudeste da Europa, chegando ao Egito e ao Oriente Médio. O fim deste grande império ocorreu já depois da Primeira Guerra Mundia, mais especificamente em 1920, quando foram assinados pelos Otomanos o Tratado de Sèrves, que reduziu seus territórios. Em 1923, nasceu a República da Turquia.

 

Confira o desfile militar completo abaixo: