A Força Aérea dos EUA lançou um vídeo onde mostra o temido bombardeiro stealh B-2 Spirit lançando a bomba GBU-57 MOP (Massive Ordnance Penetrators), um armamento poderoso dos EUA, cujo apelido é “bunker buster”.

No vídeo de alta definição podemos ver o tamanho da GBU-57, esse armamento é atualmente a bomba não nuclear mais poderosa do arsenal norte-americano.

A curiosidade aumenta devido à situação que os EUA estão com o Irã, de uma eminente ameaça de guerra, tanto é que os EUA enviou um porta-aviões e bombardeiros B-52H para a região. Esse vídeo poderia talvez ser um aviso direto ao governo do Irã.

A bomba é de precisão, e tem uma massa de 33.000 libras (14000 kg), o armamento como já foi dito tem um apelido de “bunker buster” e serve para destruir superfícies duras que abrigam aeronaves ou outros armamentos de um determinado inimigo.

A capacidade de destruição destas bombas é grande, ainda mais levando em conta a aeronave que a transporta que é o B-2, que tem capacidade de sumir dos radares. O bombardeiro mais secreto do mundo pode levar até duas MOPs.

A USAF tem planos de usar o B-2 Spirit até por volta de 2032, quando esse será substituído pelo bombardeiro não tripulado B-21 Rider da Northrop Grumman, inclusive a USAF já escolheu a base que receberá o primeiro B-21 Rider.